segunda-feira, 4 de abril de 2016

MENSAGENS SUBLIMINARES: O mistério dos figurantes recorrentes nas publicações Marvel e DC

Figurantes misteriosos
Por Marcus Ramone - UHQ
Em abril de 2011, o roteirista Scott Snyder (Vampiro Americano) postou em seu perfil de Twitter as imagens de um intrigante mistério que logo invadiu sites, blogs e fóruns de discussão na internet dos Estados Unidos, despertando acalorados – e não menos divertidos – debates.
Quem eram os dois personagens figurantes presentes em todos os livros infantojuvenis de super-heróis lançados naquele ano pela Marvel e pela DC Comics?
Um homem ruivo de barbicha e óculos e outro de cabelos negros e sem barba apareciam na maioria das vezes como policiais, mas também podiam ser vistos como convidados de uma festa em Gotham City ou esperando ônibus em um ponto de Metrópolis.
O mistério ficou ainda maior quando um leitor descobriu que os mesmos personagens estavam em um livro dos Transformers, também lançado em 2011.
Figurantes misteriosos

Qual seria a explicação para a presença desses figurantes em publicações de diferentes editoras e desenhados por diversos artistas?
Muitas teorias circularam pela grande rede. Uns apostavam em algum tipo de viral para um novocrossover entre Marvel e DC. Mas isso foi logo descartado pela presença dos dois homens no livro dos carros-robôs da IDW Publishing.
Outros entenderam que tudo não passava de uma brincadeira entre amigos desenhistas, embora houvesse até mesmo aqueles que não descartaram uma pura coincidência.
Uma das hipóteses levantadas foi a de que a dupla seria uma referência a dois integrantes da bandaImagination Movers, que toca rock para crianças.
No entanto, pouca gente parecia se lembrar – ou não sabia – de que, pouco antes, um leitor norte-americano promovera uma campanha para ser desenhado nas revistas em quadrinhos de várias editoras – o fato chegou a ser divulgado pelo Universo HQ, na época.
Depois de entrar em contato com diversos desenhistas – às vezes pessoalmente -, ele conseguiu aparecer como figurante em mais de 20 gibis, incluindo Superman & Batman (DC) e Sweets (Image Comics).
O misterioso caso dos figurantes recorrentes nas publicações infantojuvenis da Marvel e da DC pode ter sido penas outro exemplo de fãs realizando um sonho nerd.
Mas a verdade é que, até hoje, jamais foi descoberta a explicação para o surgimento desses personagens multieditoriais, embora não faltem especulações.
Figurantes misteriosos
Figurantes misteriosos
Figurantes misteriosos
Figurantes misteriosos
Figurantes misteriosos
Figurantes misteriosos
Figurantes misteriosos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...