domingo, 10 de abril de 2016

TÉRTULIA HQ: "Companheira Maria" tem início nesta semana em Jampa!


Inspirada nas Tertúlias BD, do pesquisador português Geraldes Lino, a Tertúlia HQ promoverá bate-papos informais e lúdicos sobre o universo dos quadrinhos, em encontros que tem como objetivo traçar perfis de autores e personagens, sempre pelo viés do prazer. A Tertúlia HQ é uma promoção do Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos do Mestrado em Comunicação da UFPB, juntamente com a Gibiteca Henfil, do Espaço Cultural da Paraíba.


O tema escolhido para o primeiro encontro é uma extensão das comemorações dos 40 anos da personagem Maria, de Henrique Magalhães. Maria surgiu em 1975 e foi publicada durante anos nos jornais diários e suplementos dominicais da Paraíba, além de ter sua própria revista e álbuns lançados não só no país, mas também em Portugal. Atualmente sai a revista Maria Magazine, reunindo as tiras recentes da personagem e de outros autores.
Tertúlia HQ: companheira Maria terá a presença distinta de três pesquisadoras da UFPB, fãs incondicionais de Maria: Regina Behar, professora do Departamento de História; Nadja Carvalho, professora do Departamento de Mídias Digitais; e Margarete Almeida, professora do Departamento de Comunicação. Elas falarão como conheceram os quadrinhos de Henrique e como se deixaram apaixonar pelas sacadas irônicas Maria, Pombinha e Zefinha, trio que faz a reflexão crítica de nossa realidade cotidiana. 
Devido ao longo percurso criativo, Maria esteve presente na formação das professoras, bem como de toda uma geração de paraibanos que cresceu vendo suas tiras nos jornais, dialogando com ela suas agruras e prazeres. É essa experiência de vida mediada por Maria que será posta na mesa, numa mesa-redonda que será compartilhada com o autor da personagem e todos os que se interessarem em prestigiar a Tertúlia HQ: companheira Maria, trazendo também sua vivência.
O evento ocorrerá na Gibiteca Henfil, Espaço Cultural, no sábado 16 de abril a partir das 16h30 e contará com abertura de exposição retrospectiva de Maria, além do lançamento dos livros Eu sou Maria: humor e crítica nos quadrinhos paraibanos, de Regina Behar e Maria strip... arrepiando na saia, de Nadja Carvalho, que são estudos acadêmicos sobre aspectos históricos, políticos e libidinosos de Maria.

Tertúlia HQ: companheira Maria
Gibiteca Henfil: Espaço Cultural da Paraíba
16 de abril de 2016, sábado, 16h30
Entrada franca

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...