sábado, 2 de março de 2013

COWABUNGA! DUBLÊS IMORTALIZADOS EM ADAPTAÇÕES DE CINEMA

Por Tião Ferreira
Fuçando num site de torrents, achei um torrent pack com os quatro filmes das TARTARUGAS NINJAS! 

Baixei na hora, sempre gostei dos personagens e ainda não havia visto todos os filmes.
O curioso, logo de cara, e que eu nunca tinha prestado atenção, é que os três primeiros filmes foram produzidos pelo estúdio GOLDEN HARVEST, o célebre estúdio chinês famoso pelos filmes de JACKIE CHAN e CIA.
A abertura mais vista por mim, nos tempos de menino...
Beleza, além do núcleo de personagens principais, se fazem presentes os personagens CASEY JONES, TOKKA E RAZHARD, e o personagem KENO, interpretado pelo agora já não tão moleque ERNIE REYES JR., dando show, como sempre, como nos tempos do PEQUENO MESTRE.
 Ernie Reyes Jr, na pele de Donatello.

Humor leve, plástica aceitável, muita música dos anos 80 e 90, boas coreografias, gostei do que vi, boa mistura de números circenses com coreografias de artes marciais. Gostei mesmo!

Olhando os créditos dos três primeiros filmes, encontrei ainda outros lances curiosos:

Ei-los:

No 1º filme, os dublês foram:

Yuen Mo Chow
Choi Nam Ip
Chi Wai Chiang
Ken Troum
Reggie Barnes

Nesse 1º filme os créditos não especificam quem interpretou quem, mas no fim da lista vem isso:

Ernie Reyes Jr = Donatello

O filme teve como consultores de artes marciais

Chun Way "Brandy" Yuen
Tak Wai Billy Liu

E como coreógrafo de lutas

Pat E. Jonhson

Até aí, sem maiores surpresas, a maioria dos dublês é formada por ilustres desconhecidos, eu mesmo nunca ouvi falar deles, mas eis que vem o 2º filme:

Dublês:

Donatello = Steven Ho
Leonardo = Larry Lam
Raphael = Ho Sung Pak
Michaelangelo = Nick Palma (que é um dos demais dublês no 3º filme)
Larry Lam - Leonardo, no segundo filme

Aí vem a primeira curiosidade: HO SUNG PAK é o ator que emprestou a cara para o personagem LIU KANG da série de jogos MORTAL KOMBAT, fazendo também o papel de SHANG TSUNG na primeira edição do jogo.


Ho-Sung Pak atuou nos filmes 18 Dedos da Violência, Alone in the Dark - O Despertar Do Mal, BloodRayne, O Livro das Espadas, Chinamans Chance, Dead & Deader (feito para TV) entre outros, como a série WMAC MASTERS, uma espécie de TELE-CATCH à la TEKKEN.

Ho-Sung Pak atuou como roteirista em O Livro das Espadas e Matador Implacável.

Esse 2º filme teve ainda como dublês adicionais:

Hoyoung Pak
David Wald
Curtis Evans

E olha quem eu achei como um dos dublês do Clã do Pé:

Daniel Pesina = Esse cara também deu as caras nos dois primeiros jogos da série MK, como Scorpion, Sub-Zero, Johnny Cage e Reptile.

No 3º filme, os dublês das tartarugas continuam os mesmos, à exceção de MICHAELANGELO, cujas coreografias são interpretadas por ALLAN SEICHIR INOCALLA, de quem eu nunca ouvi falar, enquanto, sabe-se lá porquê, NICK PALMA atuou como um dos membros do Clã do Pé.

No 2º filme também está nos créditos como dublê Richard Divizio, o KANO de MK1. Ele também emprestou sua pele para o filme O Livro Das Espadas e o jogo Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero, como o próprio cara gelada.

Eis aqui outra curiosidade sobre o intérprete de MK:

http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=151832  

O então dublê de Donatello no 2º e 3º filmes apareceu anos depois como o irmão mais novo de LIU KANG, no 1º filme de MK, o qual é morto logo no início por SHANG TSUNG.Já o dublê de Leonardo, Larry Lam, atuou quase sempre como dublê ou nos bastidores, mas fez uma ponta como cantor em ROMEU TEM DE MORRER, de Jet Li.

Nick Palma, dublê de Michaelangelo, atuou depois como ator, diretor, escritor e produtor, mas não consegui achar a filmografia. Achei só essa referência aqui:

http://gogreenmachine.wordpress.com/2009/07/21/nick-palma-trying-out-for-the-foot-clan/
 Nick Palma manejou os nunchakus de Michaelangelo, no segundo filme. 


Do outro dublê de Mike, ALLAN SEI SHIR INOCALLA, não achei muitas informações, só que ele dá aulas e "work shops" particulares e esteve em Brasília, apresentando um evento, em 2009.
Allan Seichir Inocalla executou as proezas de Michaelangelo no segundo e terceiro filmes. Deu as caras em Brasília, em 2009.

Dos dublês chineses, oriundos do próprio estúdio GOLDEN HARVEST, não achei nada. Depois eu tento de novo.

E eis aqui, finalmente, para os fãs das tartarugas, o pacote com o torrent dos quatro filmes + as quatro legendas:

http://www.4shared.com/file/0VVCw8Ua/Tartarugas_Ninja_Trilogia.html  

Esqueci de comentar o quarto filme.

Esse é feito todo em CG e ficou simplesmente animal!

A ambientação e caracterização é quase igual ao famoso álbum em quadrinhos lançado por aqui nos anos 90 pela editora NOVA SAMPA (eu tenho, hehehe!)

Muito, mas muito massa!

A morte é uma constante nessa animação, mas nada que traumatize o espectador mais infante. É tanta ação que ele nem vai perceber que o cara levou uma facada ou coisa parecida. Tiveram o cuidado de não colocar cenas de braços ou cabeças decepadas. Ficou mesmo para todas as idades, porém um pouco mais sério que os filmes com atores.

Apesar do link estar descrito como TRILOGIA, vem mesmo os quatro filmes no pacote, são eles:

AS TARTARUGAS NINJAS
AS TARTARUGAS NINJAS - O SEGREDO DO OOZE
AS TARTARUGAS NINJAS - TARTARUGAS NO TEMPO (como o homônimo jogo para SNES)
AS TARTARUGAS NINJAS - O RETORNO 

A série de filmes tem ainda como produtor DAVID CHAN, RAYMOND CHOW e ROBERTA CHOW, alguns dos mais famosos produtores de HONG-KONG.

Créditos do 3º filme:

http://www.imdb.com/title/tt0108308/fullcredits

o tal INOCALLA, dublê do MICHAELANGELO, também atuou em CRYING FREEMAN

Eis sua filmografia:

http://www.imdb.com/name/nm0409239/

Houve ainda uma série LIVE ACTION para a tv, algo nos moldes dos tokusatsu japoneses. Vou ver se baixo essa também!

http://www.imdb.com/title/tt0127388/ 

Sobre os dublês chineses no primeiro filme, achei algo:

Yuen Mo Chow = atuou como dublê nos filmes MY LUCKY STARS e WINNERS AND SINNERS, grandes sucessos de Jackie Chan.

Choi Nam Ip = atuou como dublê nos filmes JACKIE CHAN'S FIRST STRIKE e DESAFIO MORTAL, do VAN DAMME, do qual participou o capoeirista brasileiro CÉSAR CARNEIRO.

O outro dublê, Chi Wai Chiang é meio obscuro, apesar de fazer parte do JACKIE CHAN STUNT TEAM, não achei outras referências.

Já Ken Troum apareceu um pouco mais. Nascido em New York (nem é chinês, vacilei! hehe) Mudou seu pseudônimo para Kenn Scott, e passou a atuar mais, pegando alguns papéis principais em filmes de pouco vulto. Hoje mora em Los Angeles e ainda atua como dublê para não perder o costume, e dá aulas de artes marciais com armas brancas. Ele deu vida às habilidades de RAPHAEL no 1º filme. 
 Ken Troum (hoje Ken Scott), emprestou suas habilidades a Rapahel, no primeiro filme.

Anos depois, estrelou os filmes Showdown, Star Hunter, e Sword To Justice, e recebeu um prêmio internacional pela sua estréia como diretor na comédia Better Never Than Late, além de ganhar um prêmio de melhor ator pelo filme Adventures of Johnny Tao: Rock Around the Dragon. 

REGGIE BARNES é um skatista americano, ele fez as cenas em que os cascudos andam de skate no 1º filme.

Hoyoung Pak era uma espécie de dublê reserva, para o caso do dublê principal de DONATELLO se ferir seriamente. Também foi dublê do personagem TSUNAMI, da série WMAC MASTERS. Ele é irmão de HO SUNG PAK, o LIU KANG/RAPHAEL, e tinha um dojo no estado americano do Novo México, cujos alunos em sua maioria eram funcionários de fábricas locais.
 Ho Sung Pak, interpretando Raphael no segundo filme. Mais tarde ele daria vida a Liu Kang, um dos heróis da série Mortal Kombat. Também consta de sua filmografia o incrível "BIG TROUBLE IN LITTLE CHINA", lançado por aqui como "OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO".

Filmografia:



STEVEN HO

O cara tem muitos filmes em sua carreira de dublê, entre eles PIRATAS DO CARIBE 3, BEN 10 e ÚLTIMO SAMURAI. Nos filmes das tartarugas ele interpretava as lutas do Donatello.

Steven Ho, feliz da vida por executar as acrobacias de Donatello, no segundo filme.


DAVID WALD

David Wald atuou como dublê em mais de 90 filmes de gêneros diferentes, além de mais de 300 episódios para a tv, e hoje tem uma empresa do ramo, a DAVID WALD STUNTS. A empresa do cara é fodástica, ele ganhou o prêmio WORLD STUNT AWARD - BEST FIRE WORK WINDTALKER, em 2003, por ter realizado uma cena de grande perigo, com o corpo em chamas, sem máscara protetora. Dançarino, é ele que salta um mortal paraa frente e se dana no chão, no clip A SMOOTH CRIMINAL, quando MICHAEL JACKSON o joga, durante a coreografia. Ele é 3ºDAN em tae kwon do, pratica há 29 anos. São dele as cenas com fogo em CÓDIGOS DE GUERRA e as lutas do RANGER AZUL e LEONARDO, na versão SABAN.

Confira no link:

http://www.davidwaldstunts.com/

Do dublê CURTIS EVANS não achei muito, apenas que era um dublê reserva, e nos créditos não consta qual das tartarugas interpretou, e ao que parece, foi seu único filme. 

É isso aí, galera! Como ex-artista circense, não poderia deixar de enaltecer as habilidades de quem lutava e saltava usando as roupas, digo, os cascos dos nosos heróis, aquilo deve pesar um bocado, já fui ator de tele-catch e fiz muitos shows como changeman em festas infantis, não é nada fácil!

Espero que apreciem os filmes, vi todos com minha filhinha, de uma tirada só, ela ainda NÃO conhecia as famosas tartarugas!

Esse cara tem toneladas de cacarecos sobre as tartarugas:

http://www.collectorsquest.com/collector/michaelangelo
Outro site interessante sobre TMNT, com várias coisas legais, incluindo uma entrevista com um dos soldados do clã do Pé: http://members.ziggo.nl/rutgergret/
Um pouco de TARTARUGAS by SABAN:


E achei um dado no mínimo inusitado:

O consultor de artes marciais no 1º filme das tartarugas, Chun Way "Brandy" Yuen, foi dublê de JACKIE CHAN revezando-se com YUEN BIAO na tarefa, durante as filmagens de DRUNKEN MASTER, devido ao cansaço do astro, causado por horas a fio de ensaios e treinamentos das coreografias do filme, em 1978.

Curiosidades:

  À época do lançamento do filme do MK, em vez de colocarem os atores/dublês originais, empurraram umas caras de plástico, estilo "Malhação"!

Apesar de ter gostado de ROBIN SHOU fazendo LIU KANG, creio que ver os verdadeiros movimentos dos atores originais seria legal.

Porque aquela Sonya é só perfumaria, o mesmo digo para o resto.

Quem veste a roupa de REPTILE no filme é KEITH COOKE, o herói do filme CHINA O'BRIEN e o mestre de LOREN AVEDON em O REI DOS KICKBOXERS.   
Os criadores de MK se inspiraram em lendas asiáticas e no filme "AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO", para criar os personagens do game.

Metade da galera está lá: SHANG TSUNG foi baseado em DAVID LO PAN, RAIDEN foi baseado num dos temporais, aquele elétrico (que é o personagem de maior moral no filme), LIU KANG seria o herói WANG misturado com um dos TURBANTES VERMELHOS (wing kongs). Os outros personagens do jogo vieram de fontes diferentes, como SONYA, que é uma homenagem à atriz CINTHIA ROTHROCK.

AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO é um filmaço, apesar do diretor ter pedido aos dublês chineses pra segurar um pouco a onda.

HO-SUNG PAK, o LIU KANG, era um dos TURBANTES AMARELOS.

Rezam as lendas cibernéticas em sites especializados, que o filme foi inspirado no jogo DOUBLE DRAGON do arcade. As semelhanças são grandes.
Para quem não conhece "OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO", façam isso enquanto são vivos, é um filme muito divertido, uma boa (embora incompreendida) tentativa de mesclar o que havia de melhor nos filmes de kung-fu old school, comédias e fantasia. Carter Wong (Lee, o cara que fica inchado) se esmerou muito nesse trabalho, particularmente, é um dos filmes que marcaram minha infância.
O mago do bem, que ajuda os heróis, serviu de inspiração para a galera da TV COLOSSO criar o mago MALABI MILABÁ. Pode olhar a cara dos dois e comparar.

No filme há uma homenagem à série CAVERNA DO DRAGÃO, lá pelo meio tem um bichinho cheio de olhos, conhecido entre a galera nerd como BEHOLDER, mostrado ao público no episódio "O OLHO DO OBSERVADOR".

Os criadores da série animada do JACKIE CHAN utilizaram elementos e influências do filme para criar as divindades inimigas de Jackie, enquanto a GANG DA MÃO NEGRA é uma referência invertida do CLÃ DO PÉ, de TMNT.

Esse tópico foi postado originalmente no ORKUT, nas comunidades "VIDEOGAMES, EMULADORES E ROMS" e "JACKIE CHAN BRASIL". 
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...