segunda-feira, 24 de setembro de 2012

5ª edição do 24 horas de Quadrinhos em Salvador

Por Milena Azevedo - GHQ
poster P (1)Pelo 5º ano consecutivo o 24 Horas de Quadrinhos de Salvador acontece na RV Cultura e Arte!
Para você que não conhece, o 24 Horas de Quadrinhos é um desafio criado pelo Scott McCloud que acontece em várias partes do mundo. A ideia é muito simples: produzir uma HQ de 24 páginas em 24 horas consecutivas.
Achou fácil? Quer tentar? Então basta de inscrever pelo site www.rvculturaearte.com. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (taxa de R$ 22,00 para pagamentos online), que serão totalmente revertidos em papel especial para desenho, jantarzinho e café da manhã, além de bebidas (água, café e refrigerante) disponíveis durante todo o dia. Os trabalhos começam às 10h do dia 20 de outubro e às 10h do dia seguinte serão consagrados, através de uma votação, as duas melhores HQ finalizadas com prêmios especiais enviados pelas editoras apoiadoras: Conrad, JBC e Devir. Essa é uma ótima chance de se divertir com outras pessoas que também adoram quadrinhos, trocar uma ideia sobre desenhos e roteiros e testar seus próprios limites.
Mas se você gosta de quadrinhos e não quer participar do desafio, tem também uma programação gratuita:

 - As 14h30 do dia 20 de outubro a quadrinista alemã Aisha Franz vai falar um pouco sobre seu trabalho, suas experiências no mercado editorial e como é o cenário de produção/consumo de quadrinhos em Berlim.
 - A partir das 16h quem se junta ao 24 Horas é o Samuel Casal. Ilustrador da HQ “Prontuário 666? dentre outras, o Samuel vai falar um pouco sobre seus trabalhos em quadrinhos e sobre os novos projetos de gravura como a exposição “Gravado no Osso” que também estará em cartaz na RV Cultura e Arte.
 - As 17h30 rola uma ação especial de lançamento da Café Espacial #11, com presença do Edurado Duparah, gestor cultural da Associação Café Especial.
Além de tudo isso acontece ainda o Muro de Tiras, uma mini exposição da qual qualquer um pode participar. É só enviar seu trabalho pararvculturaearte@gmail.com. As tirinhas serão impressas e expostas na comic shop e através do site www.rvculturaearte.com para votação. O mais votado leva um super brinde das editoras apoiadoras.
E sem falar na PROMOÇÃO ESPECIAL de quase todos os itens da loja. Descontos de até 50% em diversas HQs somente no sábado, dia 20 de outubro, até a meia-noite!
Realização: RV Cultura e Arte
Apoio: Conrad, JBC, Devir e Café Espacial.

SOBRE OS CONVIDADOS:
AISHA FRANZ é natural de Bayern e vive atualmente em Berlin, Alemanha. Estudou Ilustração e Quadrinhos na Faculdade de Arte de Kassel e, seu trabalho de conclusão de curso, Alien, foi publicado em 2011. Possui sua própria editora, a My Own Press e em junho de 2012 publicou seu segundo livro, Brigitte, além de ainda participar de um coletivo de autopublicação chamado “The Treasure-Fleet”. É uma das participantes do Projeto Osmose ( um projeto de intercâmbio de quadrinistas entre Brasil e Alemanha) organizado pelo pelo Goethe Institut e passará um mês em Salvador.
Para conhecer mais: http://www.fraufranz.com/
SAMUEL CASAL nasceu em 1974, na cidade de Caxias do Sul, Brasil. Trabalha como ilustrador profissional desde 1990 e hoje vive na cidade de Florianópolis. Desde algum tempo colabora com muitas publicações e periódicos nacionais e internacionais, como Superinteressante, Folha de São Paulo, TAM Magazine, Quatro Rodas, Le Monde Diplomatique, Exame, Die-Gestalten, entre outras.
Casal também já ilustrou livros e publicou quadrinhos na Argentina, Fraça, Alemanha, Bolívia, Chile e Espanha; e seu trabalho em gravuras teve destaque na revista italiana de arte Experienece e no álbum espanhol NLSM.
Já foi premiado duas vezes no “Salão Internacional de Desenhos para Imprensa” da cidade de Porto Alegre, e também recebeu sete prêmios HQMix, dois deles consecutivos como melhor ilustrador nacional em 2003 e 2004. Em 2008 Casal publicou o álbum “Prontuário 666 – Os anos de cárcere de Zé do Caixão”, quadrinhos que integra a trilogia do cineasta brasileiro José Mojica Marins, pelo qual recebeu o troféu HQMix de melhor roteiro em colaboração com Adriana Burnstein.
EDURADO DUPARAH é Paraense, sociólogo pela UNESP de Marília/SP, e especialista em Gestão de Cultura pelo SENAC/PR. Já fez pesquisas com fotografia e video, produziu exposições e documentários. Há quatro anos produz os grupos Jazzbuticaba Ensemble e Duo Luas de jazz & instrumental. Desde 2010 é Gestor da Associação Café Espacial e da Charlotte Estúdio Design.
CAFÉ ESPACIAL é uma revista mix, uma publicação de histórias em quadrinhos autorais, artigos sobre cinema, música, teatro, literatura, fotografia e design que, assim como os bons encontros, tem a colaboração de grandes e premiados artistas e profissionais da área, nacionais e internacionais.
Até o momento a revista recebeu 6 premiações nacionais, a Café Espacial conquistou o país com boas críticas e destaque internacional (já foi indicada duas vezes a prêmio no Festival de Angouleme na França, o maior festival de quadrinhos da Europa). A Café Espacial já participou de diversos eventos culturais, onde percorreu diversas cidades do país – inclusive representando o Brasil no exterior, como ocorreu na VI Semana del Comic, na Bolívia.
SERVIÇO
24 Horas de Quadrinhos 2012
Quando: das 10h de 20 outubro as 10h de 21 de outubro de 2012
Onde: RV Cultura e Arte – Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho.
Para maiores informações: www.rvculturaearte.com ou 71 33474929

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...