sábado, 5 de novembro de 2011

O QUE NÃO ESTÁ NO GIBI? Segunda vez em Cartaz neste ano!

Na última semana foi promovido pela Biblioteca da Zona Norte de Natal, o seu primeiro encontro literário direcionado à professores e regentes de biblioteca, intitulado, o "Despertar da leitura: escrita, imagens, som e movimento". Na tarde do dia 25 (meu aniversário) e na manhã do dia 26, estivemos ministrando a palestra "O que não está no gibi? Um olhar crítico sobre a arte sequencial".
Das 20 vagas disponibilizadas, no 1º dia tivemos 14 inscritos e 17 presentes: 3 "pirralhinhos" do curso de desenho da Instituição também prestigiaram a nossa performance.
Demonstrar aos educadores as potencialidades das artes gráficas como recurso didático sempre foi uma das nossas maiores preocupações.

Acima discutimos a questão das mensagens subliminares e ideológicas nas HQs e em suas mídias irmãs.
A Gibiteca Potiguar (localizada na própria Biblioteca da Z. Norte) possui um acervo de quase 5 mil exemplares, mas ainda é muito pouco explorada pelos educadores.
Nesse sentido, tentamos encurtar a distância entre o nosso objeto de estudo e o público-alvo: exorcizando preconceitos e apresentando para muitos, pela primeira vez, o que é um "quadrinho adulto".
Além de obras teóricas e voltadas ao ensino-aprendizagem, o acerbo da gibiteca possui obras raras, como várias edições originais de "O GIBI" (encadernado em minhas mãos).
A frase do dia: "não sabia que quadrinho era algo tão difícil!"
O 2º dia foi bem mais proveitoso. Com 25 presentes, ávidos por descobrir o que realmente "estava no Gibi?"
Além de uma melhor otimização do tempo, já que não houve mais a necessidade da "abertura do evento". Começamos e terminamos no horário previsto.
Composto exclusivamente pelo público feminino, essa segunda clientela além de participativa, trocou experiências, demonstrou interesse por uma continuidade desse trabalho e ainda compraram 10 exemplares da 2ª impressão de Carcará (há se eu tivesse levado mais...heheheheh!)
O momento de culminância uma vez mais se deu nas dependências da Gibiteca. Satisfação total, reconhecimento e a convicção do dever cumprido!
Frase do dia: " O Sr. mudou minha forma de olhar os quadrinhos".
Obrigadão galera! E vamos por em prática o que foi visto e discutido!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...