domingo, 13 de novembro de 2011

HQs e a música

Por Thabata Borine - Garotas Nerds

Duas formas de arte que parecem se encontrar tão pouco, correto? Mas mesmo assim, quadrinhos são cultura pop, e sempre acabam em música. Afinal, certos personagens tem nomes que soam bem, ou acabam se tornando um símbolo de algo. Ou possuem fãs que, por acaso, são cantores.
Dentro do universo das HQs, existem personagens que são cantores. Dazzler (Alison Blair) e Lila Cheney são duas mutantes especialmente famosas para as pessoas da Marvel. Inclusive, chegaram a lutar pelo direito dos mutantes. Pensem bem, vocês não acham que em um mundo com mutantes, eles não iriam fazer algo no estilo “We Are The World”? Ia ser muito engraçado. Outro mutante que cantava era o Joshua Guthrie, o irmão alado do Míssil dos Novos Mutantes.
Mas para o nosso mundo, esses Super-Heróis, tão conhecidos, possuem algum significado. Superman é, provavelmente, o mais citado de todos. Ciara, Taylor Swift, Goldfinger, Eminem e Bon Jovi são alguns que já usaram o Homem-de-aço em suas letras. Batman também aparece em várias, algumas bem depreciativas, outras nem tanto. Os Garotos Podres tem uma das letras mais tensas sobre o Homem-Morcego e o Robin. Snoop Dogg tem uma que leva o nome desses dois heróis, e até Rogério Skylab já fez uma canção com o nome do herói. Uma das minhas favoritas, é a “Na Na Na” do My Chemical Romance, onde, não só falam do Batman, como o famoso roteirista Grant Morrison aparece no clipe como o vilão.

 
Outros heróis que já apareceram em letras são Flash, Hulk, Capitão América, Namor, Senhor Fantástico, Mulher Maravilha. Esses dois últimos são citados em “Nothin’ on you” do B.o.B com o Bruno Mars, com a seguinte frase:
You’re my Wonder Woman, call me Mr. Fantastic
Me mata um pouco por dentro, mas eu entendo que a escolha dos personagens foi devido aos nomes. Homem-Aranha também já teve sua cota, como por exemplo a música do Jorge Vercillo, e claro, a mais famosa de todas, aquela mesma do Ramones, que já foi regravada um milhão de vezes. E até as próprias editoras aparecem, como The Click, do  Good Charlotte, onde ele diz que gosta de ler DC. E, agora, virou moda até no axé music. Acho que muitos fãs tentaram cometer suicídio depois disso, porém, é engraçado.

E ainda nem contamos as bandas “nerds”. Aquelas bandas que a temática é mesmo a dos quadrinhos. Dessas existem um milhão por aí, é só procurar pela internet. Weird Al fala dos X-Men na White & Nerdy, e na sua discografia, podemos encontrar algumas citações. Adam Warrock tem inúmeras letras, tanto que é “patrocinado” pelo site Comics Alliance. Your Favorite Marcian tem algumas canções, em especial uma de vilões que fala que o Coringa e o Doutor Destino são gays. Uma das minhas favoritas é a “Aquaman’s lament” do The Motion Sick, mesmo sabendo que o que ela fala NÃO É VERDADE.
E ainda, existem os temas de filmes e seriados, que ficam associados aos heróis. Todos conhecem a música do Superman. E até a abertura de Smallville acabou associada ao herói. A música da série dos anos 60 do Batman também é bastante conhecida. E as inúmeras outras que são temas dos filmes atuais. A DC tem até um cd com 31 faixas, mostrando as músicas mais famosas ligadas a filmes e séries com heróis da mesma. Chama-se The Music Of DC Comics: 75th Anniversary Collection Soundtrack CD.
E claro, as entradas dos desenhos animados. A música dos X-Men ficou tão famosa que é usada até hoje. Quem assistia Teen Titans ficou conhecendo uma certa banda japonesa, as meninas do Puffy AmiYumi. Para quem é mais velho, as entradas dos desenhos da Marvel dos anos 60 eram pérolas que nunca deviam ser apagadas:
Tony Stark, tira onda
Que é cientista espacial
Mas na verdade é o Homem de Ferro
Elétrico, atômico, genial
Dura armadura, Homem de Ferro
É lenha pura, Homem de Ferro
OU
 Pobre Bruce Banner
Por lindo cano entrou
Exposto a raios gama
No feio Hulk virou
Verde o monstro
É incompreendido
Grosso, massa
Luta por ser querido
Na fossa vive o Hulk!
Hulk! Hulk!
E ainda podemos encontrar as músicas do Namor, Capitão América e Thor.
E isso é apenas um pouco de quando o mundo da música e dos quadrinhos se encontram. Existem inúmeras outras, mas eu não posso escrever para sempre. Se lembrarem de alguma, falem. Vai ser legal conhecer coisas novas para ouvir. Deixo vocês com o Batman e o Robin dançando Single Ladies da Beyoncé.
As imagens utilizadas nesse post são dos seguintes artistas
São artistas não oficiais, então achei legal colocar de onde eu tirei para que vocês possam apreciar o trabalho deles tanto quanto eu.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...