segunda-feira, 14 de maio de 2012

Earth 2 #1: De forma corajosa, DC inicia um novo universo nos surpreendendo!

Um dos títulos da segunda leva de Os Novos 52, a HQ é a responsável por introduzir um novo Universo DC paralelo após o reboot
Por Judão

Por muito tempo, a DC teve o seu próprio multiverso. Se na Terra-1 tínhamos os personagens da Era de Prata e Bronze (ou seja, os que os principais eram na época), a Terra-2 era um universo ocupado pelos super-heróis da Era de Ouro, aqueles originais da década de 30 e 40, já envelhecidos. A Terra-2 original foi extinta durante a Crise nas Infinitas Terras, mas, recentemente, foi recriada durante Crise Infinita.
Chegamos, então, para 2011. Reboot da DC. Toda a cronologia foi zerada. E isso não aconteceu apenas no Universo DC ~padrão~, mas também na nova Terra 2. Passado nove meses destas mudanças, chega a hora de finalmente conhecermos o Universo DC Paralelo, que começa a ser definido em Earth 2 #1(DC Comics, 27 páginas, US$ 3,99).
E, PQP, como a DC foi corajosa. Só que, infelizmente, não há como falar da coragem da editora sem fazer uma resenha com alguns spoilers. Esteja avisado.
Esta primeira edição começa cinco anos atrás. Não, não faz cinco anos que Superman, Batman e Mulher-Maravilha surgiram. Na realidade, nesse momento, eles estão estabelecidos há um bom tempo. Só que é nessa época que acontece uma grande invasão da Terra pelos Parademônios de Darkseid, liderada pelo vilão Steppenwolf. Boa parte do mundo está destruída e Lois Lane, entre outros personagens, está morta.
Batman elabora, então, um plano suicida: enquanto Superman e Mulher-Maravilha distraem os Parademônios, ele irá em uma das torres utilizadas como peças-chave da invasão para contaminar os sistemas de Apokolips com um vírus.
O ataque começa. Kal-El e Diana lutam, enquanto Batman segue com seu plano. Karen, a Supergirl, e Helena Wayne, a Robin e filha do Homem-Morcego, seguem de longe os mentores. Tudo vai NADA bem, até que Steppenwolf apunhala Diana pelas costas. Superman tenta vingar a companheira, mas é EXPLODIDO pelos Parademônios. Na torre, Batman consegue infiltrar o vírus, mas as proteções de segurança do equipamento também DETONAM o lugar.
Isso, simples assim. A Trindade da DC morreu. MORREU.
E aí chegamos no presente. A partir de agora, a editora irá estabelecer os heróis da Terra 2 não como uma geração de personagens do passado, mas sim como uma nova leva de super-heróis que começa a surgir cinco anos após o fim dos maiores protetores da Terra. Nessa primeira edição, personagens clássicos como Al Pratt (Átomo), Jay Garrick (Flash) e Alan Scott (Lanterna Verde) aparecem não como idosos, mas sim como jovens que ainda estão para se tornarem heróis.
De certa forma, a DC inverteu o contexto da Terra 2, o que é interessante – só não precisava ser com a Terra 2. Talvez tivesse sido melhor utilizar este conceito em outro universo e deixar a Terra 2 com os bons e velhos super-heróis.
Também não era preciso fazer tudo com tanta pressa, matando a tríade em 20 páginas. O único que tem uma morte ~decente~ é o Batman. Fica até difícil acreditar que o Superman seria morto com tanta facilidade. Ao menos os uniformes dos três estão BEM legais e a desenhista Nicola Scott faz um ótimo trabalho na arte, principalmente nas cenas de ação.
É, no final de tudo, essa primeira edição vale pela coragem da DC. Vamos ver se eles continuam a nos surpreender…

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...