Por Natania Nogueira
A famosa lenda presente no título "O negrinho do pastoreio" (Ygarapé Quadrinhos, cor, 64 pgs., R$ 23, cores de Marcela Mannheimer) é o tema do mais novo álbum em quadrinhos do roteirista e desenhista carioca André Diniz. A negritude, mais uma vez, é o tema do autor, o mesmo dos livros "O quilombo Orum Aiê" (Record), "Chico Rei" (Franco Editora), "Morro da Favela" (Leya/Barba Negra) e "A cachoeira de Paulo Afonso" (Pallas).
- Pois é, abracei a cultura afro-brasileira de várias HQs para cá e demorei a me dar conta disso - explica Diniz por email ao Gibizada. - Foi algo espontâneo, mas acho impossível se falar de Brasil sem ir-se a fundo nesse tema. E ainda sai esse ano, pela Record, o álbum "Mwindo", onde desenhei o roteiro de Jacqueline Martins baseado em uma deliciosa lenda africana.
E, segundo o autor, a influência da cultura afro continua:
- Tenho cinco HQs em andamento (desde álbum já pronto, aguardando a editora, até livro ainda em esboço) e "apenas" uma entre elas volta a abordar o tema. Mas, enquanto eu falar de Brasil, a negritude vai continuar forte em minhas HQs.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO GIBIZADA
Nenhum comentário:
Postar um comentário