quinta-feira, 26 de abril de 2012

Conheça o herói que veste só cueca e é sucesso entre as crianças

Por F5

Cena de "As Aventuras do Capitão Cueca"
Quando se pensa em super-herói, imagina-se um sujeito fortão, com roupa especial e atitude exemplar. Nada do que o Capitão Cueca é.
Criado pelo norte-americano Dav Pilkey, 46, o personagem usa só cueca, é atrapalhado e tem "poderes cuequentos": sua "arma" é a cueca, que serve de estilingue, rede, algema...
Pilkey criou dois garotos, os capetinhas Jorge e Haroldo, que, no livro, inventam histórias em quadrinhos do Capitão. A dupla hipnotiza o malvado diretor da escola, senhor Krupp, e o transforma no herói cuequento.
Esse herói, na verdade, está mais para anti-herói. Como explica Maria Zilda da Cunha, professora-doutora de literatura da USP, "anti-herói é aquele trapalhão que, por acaso, está lá quando precisam dele." E completa: "Acaba servindo ao bem, mesmo fazendo coisas erradas".
Jorge e Haroldo também são anti-heróis, além de politicamente incorretos, ou seja, não são nada certinhos. E fazem piada com isso, como quando inventam, por exemplo, o robô urinol, de xixi. "Nunca deixarão a gente fazer isso em um livro infantil!", diz Haroldo. Para piorar, escrevem errado, trapaceiam e abusam de palavras como bumbum, catarro, meleca... para alegria das crianças.
Enrico Gorios, 10, leu toda a série. "É engraçado um herói que só usa cueca. As histórias misturam ação e comédia, até os vilões são divertidos." Entre os malvados, há uma privada falante, um xerife feito de fezes, robôs melequentos e uma fralda suja!
A coleção fez tanto sucesso que já rendeu nove livros, foi traduzida para 27 idiomas e vendeu 38 milhões de exemplares no mundo. E, em 2013, vai virar filme da Dreamworks (mesma produtora de "Shrek").
Certo ou errado?
Pilkey teve a ideia da série quando uma professora disse a palavra "cueca" e os alunos caíram na risada.
E por que será que crianças riem tanto de palavras escatológicas (relacionadas ao que sai do corpo, como cocô e xixi)? Luciene Tognetta, pesquisadora da Unicamp, acha que o riso vem por serem palavras "proibidas". "O autor coloca em discussão o que é certo ou errado na sociedade. Mostra que falar 'cocô' e 'pum' não tem tanta importância, é natural entre as crianças." E elogia: "Que bom que elas estão criticando as regras".
Fraldinha versus Urino
Não deve ser fácil enfrentar o Urino Maluquinho, uma enorme poça de xixi! Mas é ele o vilão do novo livro de Jorge e Haroldo, "Super Bebê Fraldinha 2: A Invasão dos Ladrões de Penico" (Cosac Naify; R$ 29,90), lançado em abril.
O Superbebê e seu fiel Cão Fraldinha encaram ainda ladrões de penico, em lutas de "extrema violência gráfica" nos tradicionais "vire-o-game": você move as páginas rapidamente e os desenhos parecem se mexer, como numa animação. Este é um dos atrativos do livro para Enrico Gorios, 10, que já leu toda a série. "É engraçado um herói que só usa cueca. E as histórias misturam ação e comédia, até os vilões são engraçados", conta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...