domingo, 15 de abril de 2012

As Doenças Mentais das Super-Heroínas

Dando prosseguimento ao artigo anterior, desta vez entramos na seara das mulheres belíssimas e super-dotadas que, no entanto, possuem transtornos psicológicos acachapantes. Será este o destino fatal de toda a mulher deslumbrante, o de encantar com a beleza e apavorar na esfera psíquica?

Mística - Transtorno Dismórfico Corporal.
A personagem azul, vilã no universo X-Men, apesar da sua capacidade de mudar a aparência, nunca aceitou pacificamente o seu aspecto natural. Alguma semelhança com as outras mulheres do mundo?
Barbarella - Ninfomania.
A personagem usa a sua libido insaciável como arma para controlar e derrotar os seus adversários. A sede feminina incessante por sexo não é um transtorno mental muito comum de se ver na nossa sociedade, talvez porque as suas portadoras(bonitas) disponham de várias possibilidades para dar azo aos seus impulsos, desde a prostituição à carreira pornográfica - as feias que se sacudam.
Mulher Maravilha - Fálica.
Quem se liga em simbologia, percebe que a mulher maravilha cavalgando em mísseis em várias capas de gibis expressa uma mensagem subliminar importante. Ora, o míssil é um símbolo fálico e a ação de cavalgá-lo e submetê-lo nos remete à questão da dominação que certas mulheres exercem sobre o órgão masculino. Assim, mulheres excessivamente exigentes e cobradoras acabam falseando a macheza dos seus parceiros, como se elas próprias possuíssem um imenso pênis, metafórico, porém dominador e brochador.
Ironicamente, este tipo de mulher não consegue reter os homens por perto, pois tão logo elas os transformam em capachos, jogam no ventilador que eles não "dão no couro".
Emma Frost - Narcisismo.
A Rainha Branca, ocasionalmente mocinha e normalmente vilã nos X-Men, ama em primeiríssimo lugar à sua pessoa bem torneada e alvíssima. Quem gostaria de possuir/conviver com uma mulher que ama unicamente a si mesma? Na vida real nos deparamos com muitas narcisas, uma delas ostenta o dom no próprio nome, Narcisa Tamborindeguy, e a outra figura pública não esconde a semelhança física com a própria Rainha Branca, Xuxa.
Jean Gray - Dupla Personalidade.
Enquanto a poderosa mutante telecinética Jean é dócil, a sua contraparte é aterradoramente poderosa; eis a síntese da mocinha/vilã dos X-Men. A ficção tem explorado bastante este transtorno mental, basta lembrar o romance "O médico e o monstro" de Robert Louis Stenvenson.
Vampira - Vampirismo.
O simbolismo da pessoa que toca as outras e lhes rouba os poderes, como esta personagem dos X-Men, pode ser encontrado materializado pelo mundo afora sob a forma de seres negros que roubam cotidianamente a disposição, a alegria de viver, a inspiração e os bons momentos dos outros.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...