segunda-feira, 23 de abril de 2012

CHEGA de TRAILERS: "Os Vingadores"! Por quem já assistiu!!!

O filme é tudo aquilo que a gente queria que fosse. Joss Whedon conseguiu fazer o melhor filme de super-heróis de todos os tempos. E eu não sei se alguém vai conseguir superá-lo…
Por  Thiago Borbolla - Judão

O ano era 2008. Cérebros estavam explodindo e tijolos sendo expelidos quando, no fim dos créditos de Homem de Ferro, depois de ninguém ter ligado o nome “Supreme Headquarters, International Espionage, Law-Enforcement Division” à pessoa, Nick Fury aparece no apartamento de Tony Stark comentando sobre uma tal de “Iniciativa Vingadores”. Quase todo mundo foi pego de surpresa com aquilo, uma vez que aquela cena não havia sido exibida antes da estreia e, sendo depois dos créditos, pouca gente fica lá pra ver (sem contar que no Brasil tem cinema que corta o filme antes de os créditos acabarem).
E foi assim que pudemos entender os planos da Marvel Studios.
Não era, simplesmente, fazer filmes com seus heróis, como faz sua mais Distinta Concorrência. Aquele filme, aquela cena, marcavam o início de todo um Universo, que iria acabar culminando num filme que há um certo tempo vinha sendo cogitado, e quase sempre desacreditado. E aí, diretamente dos quadrinhos para o cinema vieram, além do Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Viúva Negra, Thor, Loki e o Capitão América. Filme a filme, com mais acertos do que erros — que, sim, existiram, a Marvel construiu o que todo mundo, hoje, espera mais do que poderia imaginar. É um caminho sem volta… Chegou a hora d’Os Vingadores se reunirem.
Eu não vou nem sequer tentar comparar com quaisquer outros. Não que seja melhor, por exemplo, do que Homem de FerroX-Men: Primeira Classe ou mesmo os Batman de Christopher Nolan. Ou pior, que seja. Os Vingadores é outra coisa. É um filme completamente diferente de tudo o que a gente viu. É tudo aquilo que a gente queria que fosse, mas tinha medo… Sabe? 

Loki
Como foi mostrado por cima, no fim de Homem de Ferro 2, Tony Stark não passou, nem passaria, num teste para fazer parte de um grupo. Não se dá bem com outros, aquela coisa toda. O Hulk é incontrolável, Thor é um Deus com seus próprios problemas e, enfim, a iniciativa acabou sendo cancelada — não tinha como acontecer do jeito que Nick Fury planejava.
Só que os experimentos da S.H.I.E.L.D com o Cubo Cósmico, pescado do fundo do mar por Howard Stark, fizeram com que Loki conseguisse voltar à Terra através dele (“Uma porta abre dos dois lados”) — e justamente dentro das instalações da S.H.I.E.L.D., com uma espécie de feitiço, o cara consegue trazer o Gavião Arqueiro e Erik Selvig para o seu lado.
E aí, não só começa o filme de verdade, como começa a genialidade de Joss Whedon, um cara que CONHECE histórias em quadrinhos. Com essa “traição” de um dos principais Agentes da S.H.I.E.L.D e do cientista que estava estudando o Tesseract pra fins militares, o cara encaixou todos os personagens na história.
O primeiro deles é Loki. Eu não gostei de Thor, achei tudo muito fraco… Mas o cara é um vilão VILÃO. Daqueles, completamente problemático, e com ódio no coração — disposto a TUDO pra se vingar do irmão bonito, forte, loiro, aiquedelicia. Ele tá disposto a colocar na cabeça dos dois sequestrados que é ele que está certo; que alienígenas devem ajudá-lo a destruir a Terra, pra ter em troca o Cubo Cósmico; ficar preso só pra provocar a discórdia? Também, tranquilo.
É um vilão daqueles que são ruins, de verdade, mas a gente não consegue ODIAR. Daqueles que a gente entende, de maneira torta e láááá no fundo, BEM no fundo, o porque é daquele jeito e tá fazendo aquilo tudo.


Viúva Negra
Nos seus sorrisos, no momento em que mandou todo mundo ajoelhar diante dele, claramente chamando a atenção de quem quer que fosse, Loki mostra porque foi escolhido o vilão de um filme tão grandioso, tão importante. Mas é na hora que discute com a Viúva Negra que a gente abre os olhos e PUTA QUE PARIU esse cara. E é também, nessa hora, que a Viúva faz sentido nessa história.
Em Homem de Ferro 2, ela ajuda o Cabeça de Lata, é uma linda, mas era uma personagem que, se fosse qualquer outra mulher bem treinada e tudo mais, funcionaria. Em Os Vingadores, meus amigos, não.
Esse tal treinamento dela é ainda MAIS absurdo — você viu aquela cena dela no interrogatório, chutando bundas amarrada numa cadeira, né? –, assim como o seu talento como espiã. Eu não sou muito familiar com ela nos quadrinhos, mas NUMA BOA estou pronto pra ler tudo o que tiver por aí. Sensacional.
Gavião Arqueiro
O cara apareceu meio que só prá constar no Thor. Pelo que foi mostrado, ele era um atirador de elite… E só. Já n’Os Vingadores, o cara é, ao lado da Viúva, um dos principais agentes da S.H.I.E.L.D e, muito por conta dela, fez todo o sentido na equipe.
Porque se você parar pra pensar, no universo criado pela Marvel nos cinemas, onde, exatamente ele iria se encaixar? Atirando com o arco, eu sei. Mas assim, do nada?! Mais um ponto pro Joss Whedon.
Sendo um agente foda, tendo “traído” seu pessoal, e tendo uma relação mais profunda com a Viúva Negra, o personagem ajudou a fazer do Loki o vilão que é, ajudou a busca pelo Tessaract ser um pouco mais do que isso e, o principal: ajudou a liberar o que pra mim é o melhor personagem de todo esse grupo.
O Incrível Hulk
Há mais de um ano sem se transformar, Bruce Banner virou médico em Calcutá, na Índia. Ele foi “recrutado” unicamente pra ajudar a descobrir onde está o Cubo Cósmico, que emite raios gama e, bem, ninguém no Universo entende mais de raios gama do que ele. :D
Mark Ruffallo acabou funcionando melhor do que Edward Norton funcionaria — o que, aliás, também deve significar nenhum outro filme solo do personagem. Em O Incrível Hulk, o cara não quer se transformar mais, mas é “proativo” e pega a Liv Tyler. Agora ele quer se transformar AINDA menos e só quer sossego, com aquela cara de bobo. Só a cara, já que Bruce Banner é um personagem foda… Mas ainda assim. Pro Universo Marvel no cinema, podemos dizer houve um ~abalo~ com essa mudança tão grande na personalidade… Mas, hey! Estamos falando da Marvel, né? :D
Agora, meus amigos… Quando o cara não consegue mais se controlar e vira o Hulk… Sério. SÉRIO. É muito, MUITO foda. A gente PERCEBE que o monstro tá completamente descontrolado e só quer sair dali, ter paz. Mas, quando a transformação é controlada (eu acho que faltou alguma coisinha que mostrasse o que o Banner conseguiu fazer pra controlar, mas enfim), é pura AWESOMENESS. Ele não diz “Hulk SMASH!” em nenhum momento, mas não precisa. Ele não fala, ele FAZ. E ele pensa. Ou, pelo menos, tem consciência… E aí, amigo, é só alegria. De verdade, é de querer levantar da poltrona e torcer pro cara, sabe? REALMENTE sensacional. :D
Thor
Eis outro personagem que, nesse filme, fez mais sentido do que no seu. Ele continua daquele jeito gentleman, insiste em não colocar o fato de Loki ser seu irmão de lado pra chutar sua bunda de uma vez por todas, mas não tem mais aquela pieguisse. Joss Whedon did it again: conseguiu deixar o personagem com uma certa raiva.
Primeiro, quando ele luta com o Homem de Ferro. É COISA LINDA, amigos. É LINDO aquilo. Um treco da porradaria foi divulgada nas internets, mas não faz jus ao que é aquilo tudo, durante todo o tempo que dura. Você achou legal a grande treta de Homem de Ferro 2, com Máquina de Combate e tal, legal pra caralho? Fichinha. FICHINHA.
Como se não bastasse, o cara ainda tem de enfrentar o Hulk depois… Foi um ENORME favor que Joss Whedon fez ao personagem — e eu confesso que, agora, tou BASTANTE curioso pra saber o que vão fazer em Thor 2.
Homem de Ferro
Como o Robert Downey Jr. disse pra gente, no início do ano, o filme não é um “Tony Stark and Friends”. Não é um filme em que Tony Stark lidera um grupo de mais um monte de gente fantasiada. Não é um filme que se apoia no sucesso do seu personagem (e dele, consequentemente) pra tirar a atenção de algumas coisas, como a quantidade de personagens importantes — e EGOs.
Esqueça isso.
Joss Whedon conseguiu dividir os espaços pra cada personagem perfeitamente. Não há NINGUÉM que seja sub ou super aproveitado — nem mesmo Nick Fury, Maria Hill ou o Agente Coulson. TODOS tem bastante importância para a história.
Tony Stark funciona como o líder, que encara um Deus na sala do seu apartamento oferecendo um whisky e fazendo o que faz de melhor com as palavras, enquanto Homem de Ferro é o gênio, sem nenhum super-poder, mas com tecnologia e inteligência suficiente pra fazer meio que o que ele quiser. Aquilo de “Eu tenho um exército”, “Nós temos um Hulk” deixa isso claro. Quem vai dar porrada, MESMO, é o Hulk. Ele é a inteligência. Thor é força. Viúva Negra e Gavião Arqueiro são tipo ninjas, rápidos, eficientes, bem treinados. Sobra, então…
Capitão América
Quando o seu filme estreou, no meio do ano passado, eu estava na Comic-Con e não consegui ver no cinema. O tempo passou e eu assisti, em Blu-ray, quatro dias antes desse filme… E puta que pariu, como era legal. Aquela coisa chata, aquele escoteirismo típico do personagem, deram lugar a um cara que só queria ser alguém e, depois, só queria ver quem ele gosta bem. É um filme divertido!
Aí, aquilo: quem gostou dele LÁ, vai gostar dele em Os Vingadores. Ele, assim como o Tony Stark, é um líder do grupo, mas muito mais por ser militar, ser o Super-Soldado. Ele é quem organiza a porra toda, ele é quem salva as pessoas, é ele quem usa o escudo contra o Mjolnir e manda o Thor pra puta que pariu. :D
O cara acaba dividindo bem essa coisa de ser líder com Tony Stark e, mais uma vez, por conta de Joss Whedon, não se sobressai em relação a ninguém.
Joss Whedon
De verdade? Se tem algum super-herói aqui, é ele. Eu acho que TODOS aqui desacreditavam um filme desse tamanho. Muitos (eu inclusive) ficaram até bem pouco atrás com aquela dúvida sobre se seria POSSÍVEL um filme como esse. Se seria possível reunir tantos personagens, tão importantes, num mesmo filme, sem que um ou outro fosse esquecido, ou ganhasse destaque demais.
Não formando o grupo inicialmente e colocando todos com um objetivo final comum, o cara foi o Nick Fury da vida e, sério, me arrepiei no momento em que o Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Thor, Viúva Negra e Gavião Arqueiro se unem. Quando, enfim, “The Avengers ASSEMBLE”. É realmente emocionante. E muito, MUITO empolgante.

Robert Downey Jr., Joss Whedon, Chris Hemsworth e Chris Evans
Os Vingadores é um filme MUITO divertido. Talvez aquele início seja um pouco lento, mas tá ali pra te explicar a história do filme, pra mostrar que o Nick Fury não é SÓ o cara que aparece em cenas pós-créditos, que a Maria Hill é linda e sensacional e enfim. Nada ali é por acaso. Desde a maneira como todo mundo se reuniu, à maneira (e motivos) pelos quais todo mundo segue seu próprio caminho, com o mundo salvo.
Nova York tá COMPLETAMENTE destruída, mas o Mundo tá salvo.
E, aliás, enquanto eu via aquela sequência final, com tanta gente batendo, apanhando, morrendo, discutindo e sendo sensacional, sem NENHUMA exceção (eu quero bater nessa tecla porque eu gostei TANTO disso…), ficava pensando que, pra Os Vingadores 2, algo MUITO pior teria de acontecer. Os Vingadores não são uma equipe fixa, não tão sempre ali batendo continência pro Sr. Fury. Eles precisam de algo REALMENTE importante pra se unir… Especialmente porque, nos filmes solos de cada um deles, os caras provaram que conseguem enfrentar grandes ameaças sozinhos.
Então o filme acabou, os créditos principais rolaram e  não é a tal da cena que o Robert Downey Jr. e o Mark Ruffalo afirmaram que iriam gravar na semana passada (que aliás eu vou aproveitar pra ver na semana que vem, quando assistir ao filme em 3D — a Disney exibiu o filme em 2D). É outra. 
Será que 2015 demora?!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...