sexta-feira, 13 de abril de 2012

ROTEIRISTA DE QUADRINHOS DO IRÃ ENVIA CARTA ABERTA A GEOFF JOHNS CRITICANDO MORTE DE HERÓINA IRANIANA NA SÉRIE DO AQUAMAN

Por Clayton Godinho - Chamando Superamigos
A nova série do Aquaman foi destaque aqui no Brasil pelo fato de uma personagem brasileira estar na trama (a índia Ya’wara) . Ela é integrante do  grupo Os Outros uma equipe que abriga heróis de várias nacionalidades. 
A morte de um membro desse grupo a iraniana Kahina fez com que o roteirista Geoff Johns recebesse uma espécie de protesto do escritor de quadrinhos  Dara Naraghi , nascido no Irã .

Dara escreveu para titulos como Witch & Wizard: Battle for Shadowland e  Ghostbusters: Tainted Love
O roteirista expõe sua frustração pelo fato de  uma heróina nascida em no Irã ser morta oito páginas depois de sua primeira aparição e única aparição nos quadrinhos.
Ele escreveu uma carta aberta a Geoff Johns ( enviada ao editor do título Pat McCallum.) 
Dara diz não entender o porque de uma personagem pertencente a uma minoria (palavras usadas por ele) ter sido criada para logo em seguida ser brutalmente assassinada. 

Segundo o roteirista , a DC perde uma boa oportunidade de desmitificar um país que muitas vezes a mídia trata como um "império do mal".
Dara ressalta que esses esterótipos acabam por contribuir mais ainda de forma negativa com o fraco desenvolvimento do quadrinhos de super heróis .
Kahina , a vidente apareceu em Aquaman 7 , publicada há algumas semanas pela DC nos EUA. 
 A personagem é morta pelo  vilão Arraia Negra depois de uma luta onde ela leva a pior . Na história (escrita por Geoff Johns desenhada por Ivan Reis com arte final de Joe Prado)  é citado que a vidente nasceu em Teerã , capital do Irã.
Até o momento a DC não se pronunciou sobre a carta  enviada por Dara Naraghi .
 E no mundo dos quadrinhos , a morte não vigora para sempre..
De qualquer forma  Kahina também está na capa da edição. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...