sexta-feira, 20 de abril de 2012

O tempo passa também para os Super Heróis

Por Isaías Malta

O tempo passa para os super heróis também. Figuras a princípio longilíneas e esguias, à medida que enfrentam a idade se tornam flácidas e rotundas, mas nem por isto aposentam seus uniformes e a irresistível vocação para defender os fracos e oprimidos.


Os Super Heróis sintetizam os melhores estereótipos humanos em personagens dotados de grandes poderes físicos e psíquicos. Assim, quem se criou em meio ao mundo imaginário proporcionado pelos gibis, chega a uma época que se pergunta sobre o que aconteceu com os seus Heróis e Heroínas preferidos.

O envelhecimento dos heróis é um filão que foi explorado pela ficção, como no exemplo do desenho animado “Os incríveis” de 2004 da Pixar. Apesar da sua condição de estereótipos que não perdem o viço com o tempo, nada nos impede de imaginar como os super heróis ficariam caso fossem submetidos aos rigores do envelhecimento.

Batman – 79 anos.
O cavaleiro das trevas apachorrado na vida cotidiana se desincumbe de tarefas domésticas.

Batman - O Cavaleiro das Trevas
Super Homem – 73 anos.
O indestrutível Homem de Aço diminuiu o topete, mas não a pose e continua a usar a cueca por cima das calças. Como ele resolveu o problema do seu alter ego, atualmente desfila pelas ruas sem a necessidade de recorrer aos óculos e à vaselina da caracterização Clark Kent, assim o Super Homem não precisa mais usar o penteado com o clássico “pega rapaz” que impedia a revelação da sua identidade secreta.

Super Homem
Mulher Maravilha – 70 anos.
A sexagenária Wonder Woman não perdeu o garbo e adicionou ao seu figurino estratégicos óculos de aviador, será que ela está indo para o Burning Man?

Mulher Maravilha
Homem Aranha – 49 anos.
O Espetacular Homem Aranha nunca perde a oportunidade de subir em prédios. Dá para notar que na sua aposentadoria ele preferiu assumir definitivamente a identidade de Peter Parker.

Homem Aranha
Princesa Leia Organa – 34 anos.
A musa rainha absoluta dos Nerds, antes demilinguida, hoje ganhou alguns quilinhos extra de balzaquiana.

Princesa Leia Organa
Xena e Gabrielle – 16 anos.
Apesar da sua condição de teen-agers das personagens, nada nos impede de imaginá-las anos mais tarde, encarnadas por duas cosplayers parecidíssimas... e divertidas.

Xena e Gabrielle

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...