sexta-feira, 25 de maio de 2012

Quadrinho italiano previne contra o melanoma

Por Milena Azevedo - GHQ

A ONG italiana Fondazione Melanoma, presidida pelo Dr. Paul Ascierto, fechou uma parceria com a Escola Italiana de Comix, dirigida por Mario Punzovisando a criação de um projeto de história em quadrinhos com o objetivo de educar os jovens para a prevenção de doenças de pele e, em particular, do temido melanoma.
A história em quadrinhos Le avventure di Neo  (As Aventuras de Neo), mostra uma investigação policial (em estilo noir) no interior do corpo humano. O detetive T precisa descobrir o que aconteceu com a bela Melani, enquanto a verdadeira estrela da trama, a jovem Federica, luta no hospital contra um câncer de pele.
Mark Ferrandino é o autor do roteiro. Ele faz quadrinhos para jornais locais e também  é bastante engajado em iniciativas sociais, uma delas um quadrinho a favor da doação de sangue
A parte gráfica do projeto foi feita por alunos da Escola Italiana de Comix e outros jovens artistas, como: Mariagiada Del Vecchio e Salvatore de Simone, que ficaram encarregados dos desenhos e cores do primeiro capítulo da história. O segundo capítulo ficou a cargo de Marika Errico (lápis), Dancer Andrea (tintas) e Mark Matrone (cor). O último capítulo foi totalmente desenhado e colorido pelo talentoso Carmelo Zagaria.
Do ponto de vista do roteiro, estamos diante de um assunto difícil de transpor para os quadrinhos. Teria sido “fácil” escrever um dramalhão, assustando o leitor,  mas Ferrandino tomou como referência as tiras de aventura e uma levada bem próxima a Sin City, de Frank Miller, para falar sobre o corpo humano.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...