domingo, 13 de maio de 2012

Toda Rê Bordosa

Por Impulso HQ

Álbum traz pela primeira vez todas as tiras, desenhos e histórias da mais desbocada personagem dos quadrinhos brasileiros, criada por Angeli
A Quadrinhos na Cia., selo de quadrinhos da editora Cia. das Letras, prevê para o mês de junho o lançamento de Toda Rê Bordosa, publicação que irá reunir pela primeira vez num álbum de luxo, e restauradas digitalmente a partir dos originais do autor, as tiras da personagem que se tornou um ícone para os quadrinhos nacionais.
Não sabe de quem estamos falando? Possivelmente deve ser porque a personagem está morta, e tal ato foi realizado pelo próprio criador. Mais de dez anos após o tenebroso assassinato, Angeli, um dos principais nomes do quadrinho brasileiro, ainda é cobrado por fãs por ter, literalmente, apagado Rê Bordosa.
Para definir Rê Bordosa: é a própria definição do descontrole, do desgoverno emocional, etílico e sexual. Um ser com nenhum respeito pelas noções mais básicas de civilidade, que só quer passar o dia inteiro na banheira, com um copo de vodca e alguns cinzeiros transbordantes.
Nesse caso, só restou ao criador matar a criatura. Todavia, não foi um crime fácil. Surgida nas páginas da Folha de S.Paulo em 1984, Rê Bordosa extrapolou sua própria tira e tornou-se uma das mais conhecidas personagens da HQ nacional.
Dotada de um humor ácido e de um cinismo incontornável, Rê Bordosa viveu porres homéricos, ressacas épicas e amores tão duradouros quanto uma tira de jornal. Outros personagens de Angeli, como Bibelô, Meia Oito, Wood & Stock, passaram por sua vida (e sua cama). E ela acompanhou, alheia, as mudanças sociais e políticas dos anos 1980 e 1990.
Quem conhece apenas o mito terá acesso a todas as tiras, histórias longas, rabiscos e ameaças tramadas por Angeli contra sua criatura. E quem nunca se esqueceu dela pode ir encostando no balcão. A casa é sua, como ela disse tantas vezes.
Toda Rê Bordosa
Quadrinhos na Cia.
Autor: Angeli
220 páginas
19,8 x 27,1 cm
R$ 64,00

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...