terça-feira, 29 de maio de 2012

Filha de Ivan Saidenberg procura editora para publicar biografia do artista

Por UHQ

O Homem que Rabiscava - Vida e Obra de Ivan Saidenberg
A tradutora e ex-roteirista de quadrinhos Lucila Simões Saidenberg está à procura de uma editora para publicar o livro biográfico que escreveu sobre seu pai, um dos mais importantes nomes da história das HQs Disney no Brasil, falecido em 2009.
O Homem que Rabiscava - Vida e Obra de Ivan Saidenberg é dividido em três fases da história do artista que formou com Renato Canini uma das melhores duplas criativas dos quadrinhos brasileiros, responsável pela fase mais aclamada das aventuras do Zé Carioca, na década de 1970.
Lucila descreve o conteúdo do livro:
"A primeira parte é a biografia propriamente dita, ricamente ilustrada com fotos do arquivo da família, e inicia mostrando um pouco da história dos Saidenberg, detalhando de maneira bem-humorada e repleta de anedotas a história do artista - da infância na fazenda aos bastidores da produção artística de meu pai durante a chamada 'Era de Ouro' dos quadrinhosDisney no Brasil. Passa ainda pelas décadas de 1970 e 1980, terminando com uma breve descrição de sua vida no Estado de Israel (para onde se mudou no final da década de 1980) e um relato sobre sua volta ao Brasil e seus últimos dias de vida".
De acordo com a autora, essa parte é "focada nos quadrinhos e na produção artística de meu pai e foi escrita como um livro de memórias, mas conta também com material pesquisado em entrevistas que ele concedeu sobre quadrinhos e em depoimentos de amigos, colegas e parentes, com uma descrição de seu método criativo e de trabalho e dicas para quem quer escrever HQs".
A segunda parte da obra é uma espécie de álbum que reúne o trabalho autoral de Ivan Saidenberg, incluindo tiras satíricas produzidas em 1984, durante o governo do presidente João Baptista Figueiredo, publicadas originalmente no Jornal City News, de Campinas/SP.
E a terceira parte faz um apanhado da história de Ivan Saidenberg nas áreas de charges e quadrinhos na década de 1980.
"Creio que o livro seja do interesse de fãs de HQs e dos pesquisadores dessa popular modalidade artística, além de ser um importante documento das histórias em quadrinhos no Brasil", avalia Lucila.
Editoras interessadas em publicar o livro devem entrar em contato com a autora pelo e-mail lucila.saidenberg@gmail.com.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...