quarta-feira, 16 de maio de 2012

Joca Terron lança misto de novela e HQ

Por Diário do Pará

O escritor Joca Reiners Terron, nascido em Mato Grosso, é um dos nomes confirmados na programação do V Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas. O salão, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Cultura de Santarém, será realizado entre 25 de maio e 3 de junho, em Santarém, na região Oeste do Pará.
Terron, 44, é autor de “Guia de ruas sem saída”, que ele irá lançar no dia 26 de maio, depois de participar do Encontro Literário, que faz parte da programação do Salão.
Além de intercalar texto e quadrinhos em tramas que se cruzam no tempo e no espaço, a novela acompanha dois homens caindo aos pedaços. Inclusive no sentido literal. Um deles, incapaz de concatenar ideias, perambula expelindo chips eletrônicos enquanto perde partes do corpo. O outro, prestes a passar por um transplante num país longínquo, constata que seu casamento está em ruínas.
“A história é toda quebrada. Ela está se desmantelando, como personagens que a narram”, resume o escritor em entrevista à Folha.
Aos pensamentos de um e outro somam-se sequências de imagens em páginas inteiras, sem texto, como num “filme mudo surrealista”, conforme define o escritor. Das 256 páginas do livro, 135 foram ilustradas por André Ducci.
“Guia de Ruas sem Saída” marca um retorno do escritor - que começou a carreira literária publicando livros por sua própria editora independente - a uma pequena casa depois de publicar livros pela Companhia das Letras. O livro saiu pela Edith, selo criado no ano passado pelo escritor Marcelino Freire.

“Retornei ao gostinho de projetar como eu bem entendia o livro. Sou punk velho e meu lema sempre foi ‘do it yourself’ [faça você mesmo].”, brinca.
DIVERSIDADE
Ainda na programação do Encontro Literário, no Palco Principal, além de Terron, estão confirmados, pela ordem de apresentação, os escritores Antônio de Oliveira (Sr. Mucura), Carlos Correia Santos, Alfredo Oliveira, Luiz Ismaelino Valente, Nazareno Santos, Cristovam Sena, Jairo Linhares, Ângela Dutra Menezes e Vicente Malheiros. Os atores paraenses Jeferson Cecim e Cláudio Melo são os convidados para fazer intervenções artísticas na sessão de palestras Papo Cabeça.
Na Sessão de Autógrafos, as atividades serão intensas. Entre os muitos lançamentos, destaque para “Viver e Conhecer a Vida”, de Antônio de Oliveira (Sr. Mucura); “Santarém nos Embalos dos Anos 60”, de Jairo Linhares; “Além do Azul”, de Alexandre Augusto Silva”; e “Minhas Lembranças”, de Jânio Felix Filho.

O segmento de contação de histórias receberá o talento dos atores Egon Pacheco e Cláudio Melo. As crianças também têm destaque na programação infantil de teatro, com “Mundo Mágico dos Fantoches” e com o grupo Palhaços Trovadores.
Na programação, que é parte integrante da Feira Pan-Amazônica do Livro, o assunto é literatura e seus desdobramentos associados à arte, educação, e, com um foco voltado para a ecologia e o meio ambiente. Andressa Malcher, coordenadora da Feira Pan-Amazônica do Livro, ressalta que o Salão do Livro retoma o formato original, com mais dias de atividades.
“Nossa expectativa é que serão dez dias totalmente dedicados ao livro, onde o público do Baixo Amazonas terá à sua disposição uma extensa programação acadêmica e cultural, com a presença de autores locais e nacionais”, disse.
Além do público de Santarém, o Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas também recebe leitores de municípios próximos como Alenquer, Belterra, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná e Óbidos, (Com Folha de S.Paulo e assessoria da Secult).
AGENDE-SE 

V Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, de 25 de maio a 3 de junho, no Parque da Cidade Pérola do Tapajós, em Santarém. Entrada gratuita. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...