sexta-feira, 18 de maio de 2012

OS DIREITOS DOS CRIADORES DE PERSONAGENS NA VISÃO DE STAN LEE

Por Clayton Godinho - Chamando Superamigos

Enquanto o filme dos Vingadores arrebenta nas bilheterias a família de
Jack Kirby não vê lucro nenhum e a DC toca adiante o projeto 
Beware Watchmen sem se importar com que Alan Moore pensa , os direitos de criadores de personagens voltam ao centro das atenções .
 E o que Stan Lee pensa sobre isso? 
O homem que ajudou a tornar a Marvel a grande poderosa dos quadrinhos fez declarações a respeito do assunto :
"Eu nunca fui uma dessas pessoas que se preocupa com isso ( direitos de criação) . Eu deveria ter sido. Eu estaria rico agora, se eu tivesse sido ..." 
"Eu sempre senti  que o editor era o cara  que investia todo o seu dinheiro  e eu estava trabalhando para a editora, e tudo o que eu tinha lhe pertencia. E eu estava sempre bem tratado e tinha  um bom salário".
 "Eu acho que se alguém cria algo e torna-se altamente bem sucedido, quem está colhendo as recompensas deve deixar a pessoa [que] criou participar, certamente" 
Resumindo: Stan Lee pensa que as editoras poderiam recompensar melhor quem trabalha para eles criando personagens que se tornam fonte de rendas milionárias. 
 
Ele ainda disse que os criadores de hoje estão brigando mais pela co-criação dos personagens porque sabem o que aconteceu com Siegel Shuster ,criadores de Superman que só passaram a ter alguma espécie de pensão daDC  com o depois que Neal Adams divulgou na imprensa as dificuldades financeiras pelo que passavam . Era a época do lançamento de Superman- O filme e a editora não queria publicidade negativa. 
Vale lembrar que  nessa semana morreu Tony DeZuniga , co-criador de
Johah Hex ,  que precisou da ajuda de amigos durante o período em que esteve internado em decorrência de um derrame cerebral.
Haverá algum dia justiça para essas nobres almas criativas? 

Como o próprio Stan Lee admite :
" ... eu nunca recebi os royalties dos personagens. Tive uma boa vida, porque eu era o editor, o diretor de arte e roteirista-chefe. Então, eu tinha um bom salário. Isso era tudo que eu tinha. Eu era um cara assalariado. Mas foi um bom salário. E eu estava feliz. "
Obs: isso convenceu? Esse finalzinho aí, tá com cara de "mão molhada"! Tipo se o Stan não fez questão por que vocês tem o direito de exigir algum?! (BP)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...