sábado, 12 de maio de 2012

Lições do mestre

Por Alexandre Nagado - GHQ

Nascido na Argentina, em 1931, e radicado no Brasil desde 1963, Rodolfo Zalla faz parte de uma geração de ouro dos quadrinhos e da ilustração. Com vasto conhecimento técnico, é um mestre do desenho acadêmico, correto, preciso e expressivo. Sua longa trajetória é narrada no documentário Ao mestre com carinho, onde ele próprio conta, como numa agradável prosa entre amigos, como ele encarou as mais diversas situações profissionais ao longo da vida.
Tornou-se conhecido mais por seus trabalhos como desenhista de HQs de terror, mas sua produção passou por vários gêneros, todos executados com muita competência.
Ao comentar sua passagem pela revista Zorro (versão Disney), na Ed. Abril, conta que um editor de livros didáticos que sempre lhe passava serviço ficou preocupado com a possibilidade de Zalla abandonar esse ramo do desenho. A resposta é que o trabalho no Zorro não era algo que ia lhe tomar muito tempo, mas que ele precisava fazer isso. A arte para livros didáticos é limpa, quase asséptica, sem a dinâmica e a emoção de uma HQ. A certa altura, Zalla diz que o quadrinhista nasce com nanquim correndo nas veias. E essa emoção e vocação ele expressa em uma carreira de seis décadas.
Ainda produzindo, e com uma simplicidade que torna ouvi-lo ainda mais saboroso, Rodolfo Zalla mostra que é um Mestre do Quadrinho Nacional, homenagem mais do que justa que recebeu em 1984, logo na inauguração da premiação anual da AQC – Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas. O prêmio foi um justo reconhecimento público de seus pares, pois mestre ele já é há muito tempo.
O documentário foi assinado pelo cartunista Marcio Baraldi, fã e amigo de longa data do Zalla. Nesta sua primeira incursão como diretor, ele optou pelo didatismo e simplicidade, onde imagens surgem na lateral da tela para ilustrar a fala do já octogenário artista, tudo num clima aconchegante e focado nas palavras serenas do artista.
“Ao mestre com carinho” foi também o título brasileiro de “To Sir, with love”, aclamado filme de 1967, estrelado por Sidney Poitier. Nele, um professor negro em uma comunidade inglesa pobre conquista uma classe de desajustados com bondade, determinação e coragem. A resposta final dos alunos, perante tantos bons exemplos, é muita gratidão, respeito e uma singela homenagem. É essa nobreza que permeia todo o documentário, um tributo merecido a um dos maiores nomes da história dos quadrinhos no Brasil.
Ao Mestre Com Carinho – Rodolfo Zalla (duração: 72 min)
Roteiro, direção e produção: Marcio Baraldi
Compre o DVD aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...