terça-feira, 1 de maio de 2012

TOP8! HQs pra ler DEPOIS de assistir a Os Vingadores

Por Judão 

Os Vingadores, aquele filme que a Marvel prometia (e botava as fichas) desde 2008 é, finalmente, uma realidade. Já está em cartaz nos cinemas do Brasil inteiro e terá, provavelmente, uma das maiores bilheterias da história. Afinal, cabeças estão EXPLODINDO. 
Com certeza, muitos desses novos fãs do Universo Marvel não conhecem os personagens em seu habitat natural, os quadrinhos. E isso é MUITO legal. DE VERDADE. É uma grande oportunidade de um público mais amplo conhecer e se interessar por uma nova forma (para eles) de acompanhar uma história — ou mesmo poder se aprofundar, caso conheça e goste dos quadrinhos, mas nada muito além dos grandes crossovers, sagas… Enfim.
Pensando nisso, o Judão resolveu, COM SPOILERS, listar esse TOP8! HQs pra ler depois de assistir a Os Vingadores, oito histórias em quadrinhos, arcos e/ou publicações dos Vingadores que, de alguma forma, serviram de inspiração para o filme… Ou já foram até inspirados por ele. Até por isso, não é um TOP8! tradicional. Aqui, as HQs listadas não estão por ordem de fodacidade, mas sim cronológica. ;)
AVANTE!
!! The Avengers #1-4
Em 1960, a DC havia mostrado para a Marvel que a fórmula de reunir seus grandes super-heróis em um supergrupo, como já havia sido feito nos anos 40, dava resultado. Como resposta, a Casa das Ideias criou o Quarteto Fantástico, mas a dinâmica das histórias trazia muito mais o conceito “família” do que “um bando de caras fodas reunidos”.

Por isso, foi criada uma nova equipe, Os Vingadores, em 1963. E, como no filme, o vilão escolhido para fazer com que Os Maiores Heróis da Terra se reunissem foi ninguém menos que o Deus da Trapaça, Loki. Mesmo do exílio após tentar derrotar o irmão Thor, Loki manipula o Hulk para que o Verdão destrua uma ferrovia achando que ali havia explosivos. Assim, todos passam a acreditar que o Gigante Esmeralda está, mais uma vez, fora de controle.
Com isso, uma caçada para capturar o Hulk começa. Loki, então, inicia sua segunda parte do plano: ele manipula o chamado de emergência para que não chegue até o Quarteto Fantástico, mas sim em Donald Blake, o alter-ego do Thor. O que o Deus da Trapaça não contava é que, além do irmãozinho, o chamado fosse recebido por Homem de Ferro, Homem-Formiga e Vespa.
Após encontrarem o Hulk e resolverem o mal-entendido, os cinco foram atrás de Loki, derrotando o inimigo. A partir dali, eles decidem que, quando forças tão destrutivas ameaçam a Terra, é hora de se reunir para combater o mal. Surgem Os Vingadores – e tudo porque a Vespa achou o nome “dramático”.
Ah, as mulheres… :D
Na segunda edição, Homem-Formiga já se transforma no herói Gigante, que, ao invés de diminuir seu corpo, pode aumentá-lo no tamanho que for necessário. O Hulk também deixa o grupo, temendo que seu descontrole atrapalhe os Vingadores, o que realmente acontece na terceira edição. E finalmente no quarto número a equipe encontra o mítico Capitão América preso em um bloco de gelo. A partir daí, Steve Rogers se transforma no líder natural da equipe, ganhando status de membro-fundador no lugar do Hulk.
!! The Avengers #16
Essa história de “Novos” Vingadores é mais antiga do que você imagina. A primeira vez que isso aconteceu foi em 1965. Após uma missão malsucedida, os Vingadores se reúnem em sua mansão. Com a ausência do Capitão América, que estava na América do Sul, os outros membros começam a discutir os rumos da equipe e como, na real, aquilo estava causando mais problemas do que eles imaginavam no começo. Sem consultar Steve Rogers, Tony Stark então sugere o FIM da equipe.
CALMA.
Assim que Stark faz a sua sugestão, eis que entra o Gavião Arqueiro na sala. Apesar de ser um ex-vilão do Homem de Ferro, Clint Barton demonstra estar arrependido de suas escolhas no passado e que, agora, quer ser um herói e um dos membros da equipe. Assim surge uma nova ideia: ao invés de acabar com o time, Os Vingadores deveriam encontrar membros que substituíssem aqueles que estavam saindo.
Dessa forma começa a busca por Novos Vingadores. Namor não aceita a oferta, mas outros dois ex-vilões, Mercúrio e Feiticeira Escarlate (filhos de Magneto) decidem se alistar no grupo. Assim surge mais uma clássica formação dos Maiores Heróis da Terra: Capitão América, Gavião Arqueiro, Mercúrio e Feiticeira Escarlate.
Mais pra frente os membros originais retornam, bem como são acompanhados por novos rostos. Na realidade, a partir daí, surgiu um interessante direcionamento da Marvel para a equipe: ao invés de ser apenas a nata dos heróis da editora, Os Vingadores passaram a ser uma equipe por si só, com vários membros sem revistas solo e que tinham realmente como destaque o gibi The Avengers.
!! The Avengers #89-97 — Guerra Kree-Skrull
Talvez este tenha sido o auge criativo dos Vingadores clássicos. Tudo começou como uma alegoria ao McCarthismo que os EUA viveram nos anos 50 e se tornou em um verdadeiro épico intergaláctico.
A história começa quando o Capitão Marvel, que é na realidade um alien da raça Kree chamado Mar-Vell, teve que ser capturado pelos Vingadores ao retornar para a Terra, já que havia absorvido uma grande quantidade de radiação letal ao lutar na Zona Negativa. Simples, não? Que nada. Há muito mais por trás da ida do Marvel para a Zona Negativa. Além disso, um Kree renegado, chamado Ronan, aparece na Terra para causar ainda mais problemas.
Preocupados com a crescente presença extraterrestre na Terra, o governo dos EUA cria uma comissão para investigar o que está acontecendo. Os Vingadores até aceitam colaborar, mas quando os políticos pedem que eles entreguem Mar-Vell, eles se negam a continuar. Parte da população não gosta dessa postura, vandalizando a sede do grupo.
Tem mais. Os próximos a atacar são os Skrulls, que invadem a Mansão dos Vingadores e quase acabam com a equipe. Agora, tanto o governo dos EUA quanto os aliens transmorfos querem a cabeça dos heróis. A partir daí a luta cresce em proporção e vai aos confins do espaço, mas sem deixar de lado a trama política aqui na Terra.
Eventualmente os Skrulls são derrotados, revelando que eles haviam manipulado todas as ações contra Os Vingadores.
!! The Avengers #500-503 — Vingadores: A Queda
Desde a década de 80 Os Vingadores não tinham grande história, nem relevância na Marvel. Em 2004, a Casa das Ideias deu uma dura missão ao roteirista Brian Michael Bendis: revitalizar a franquia. E se estamos hoje vendo o filme dos Vingadores no cinema, é porque Bendis conseguiu este objetivo.
Em A Queda, Valete de Copas surge misteriosamente em uma versão zumbi na Mansão dos Vingadores após ter morrido ao salvar a filha do segundo Homem-Formiga (Scott Lang), Cassie. Sem explicações – e após pedir desculpas, Valete de Copas detona o próprio corpo, destruindo metade da mansão e matando o Homem-Formiga no processo. Ao mesmo tempo, o Visão derruba o Quinjet da equipe bem em cima do que sobrou da base. Isso é o suficiente para deixar a Mulher-Hulk fora de si, que, literalmente, QUEBRA o Visão no meio.
Após os ataques o alarme dos Vingadores toca, convocando todos os membros da equipe – sejam eles titulares ou reservas. Pouco depois, do nada, uma grande nave Kree ataca o local, sendo derrotada pelo Gavião Arqueiro, que sacrifica sua vida para destruí-la. Enquanto tudo isso acontece, Tony Stark aparece bêbado, mesmo sem ter lembrado QUANDO bebeu, e quase mata o embaixador de Latveria.
Só que o mundo não havia perdido a razão ~sozinho~. Ao investigar a situação, Dr. Estranho percebe que tudo faz parte de um plano da Feiticeira Escarlate, que tinha pirado anos antes após a morte de seus filhos – e que, na real, nem existiam.
No final, a Feiticeira é confrontada pelo Capitão América que, com a ajuda de Estranho, consegue fazer com que Wanda pare com seu plano insano. Em seguida, Magneto vai à busca de sua filha. Agora Erik tentará reparar os erros que cometeu na criação de Wanda.
No final de A Queda, Os Vingadores, aquela equipe criada em 1963, havia acabado. Ao menos como nós conhecíamos.
!! New Avengers #1-6 — Novos Vingadores: Motim!
Rei morto, rei posto. Após acabar com Os Vingadores originais, Bendis deu início à sua visão para a equipe. Saíram de cena aqueles personagens que era exclusivamente Vingadores e entrou uma formação composta por alguns dos maiores super-heróis da Casa das Ideias.
Para justificar a união da nova equipe, Bendis coloca o vilão Electro para atacar a prisão de segurança-máxima A Balsa, liberando os vilões. Capitão América, Homem de Ferro, Luke Cage, Mulher-Aranha (Jessica Drew), Homem-Aranha e Demolidor respondem ao chamado de socorro da prisão, agindo contra o motim. No final, ~apenas~ 42 vilões escapam. Steve Rogers nota, então, que aquele encontro foi muito parecido com a primeira aventura dos Vingadores, convidando os outros heróis a formar uma nova versão do grupo.
Apenas o Demolidor não aceita o convite. Esse cara não tem visão, risos.
Ao novo grupo restava identificar quem estava por trás do ataque de Electro. Na realidade, o vilão queria libertar apenas UMA pessoa: o mutante Karl Lykos, o Sauron. A busca pelo mutante leva os heróis para a Terra Selvagem, onde recebem o apoio de Wolverine, que eventualmente se une ao grupo.
E assim surgem Os Novos Vingadores.
!! Avengers Assemble #1-2
De 2005 pra cá, o Universo Marvel foi invadido por variações dos Vingadores, além dessas equipes terem sido a principal força por trás de grandes sagas como Guerra Civil, Invasão Secreta e O Cerco. Porém, com a chegada dos Maiores Heróis da Terra aos cinemas, isso era pouco.
Em março deste ano a Marvel lançou um novo título, chamado Avengers Assemble, que traz mais uma variação da equipe dentro de seu universo principal, o 616. Este time é formado pelos mesmos heróis da contraparte dos cinemas, ou seja, Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor, Viúva Negra e Gavião Arqueiro.
A HQ pode não ser a melhor dos Vingadores em tempos recentes, mas acerta ao ser um bom ponto de entrada para quem viu a equipe no cinema e quer cair de cabeça no mundo dos quadrinhos sem perder muito tempo com plots mais antigos.
!! The Ultimates #1-13
Esqueça por um instante tudo que você leu até agora. No começo da década de 2000, a Marvel estava procurando criar um novo universo, começando do zero para atrair novos leitores. Surgiu assim o Universo Marvel Ultimate, que buscava (e ainda busca) trazer novos conceitos para os personagens da editora, sem medo de arriscar. Nesse contexto, o roteirista Mark Millar recebeu a missão de trazer a sua própria visão dos Vingadores
Surgiu assim Os Supremos (The Ultimates, no original), que inspirou muito o Universo Marvel nos cinemas. Nick Fury, diretor da S.H.I.E.L.D – agora negro e idêntico ao do ator Samuel L. Jackson – estabelece uma força de meta-humanos subsidiada pelo governo para proteger os Estados Unidos contra ataques de super-vilões. Para a equipe, Fury convoca o Homem de Ferro, Gigante, Vespa e Thor, além de contar com Bruce Banner como cientista-chefe (que tinha como principal função duplicar o soro que criou o Capitão América na Segunda Guerra Mundial). Em seguida, a S.H.I.E.L.D encontra o corpo do Capitão congelado no mar do Ártico. Ao tentar retirar uma amostra do soro do corpo do herói, a agência acaba por revivê-lo.
Apesar do início promissor, a opinião pública fica contra a equipe e o governo ameaça cortar a verba do projeto. Em busca de trazer uma ação de verdade para os Supremos, Bruce Banner injeta em seu corpo uma mistura do Soro do Supersoldado e da fórmula que o transformou em Hulk, criando uma versão AINDA mais forte do Gigante Esmerlada.
E aí, o que o Hulk faz? Começa a destruir Nova York em busca de Betty Ross, que estava saindo com Freddie Prinze Jr. (sim, o ATOR!). O Hulk é eventualmente derrotado e Os Supremos são finalmente aceitos pela população.
Mas isso era SÓ o começo. A S.H.I.E.L.D descobre o envolvimento de uma raça alienígena chamada Chitauri (sim, eles vieram daqui!), a versão Ultimate dos Skrulls, com o regime Nazista durante a Segunda Guerra. E pior: eles ainda tentam conquistar o mundo até hoje. Assim, a agência envia a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro até eles, descobrindo o plano dos aliens.
Eventualmente, os Chitauri iniciam o ataque a Terra. A batalha a seguir é épica e NADA convencional. Bruce Banner, por exemplo, é espancado por soldados da S.H.I.E.L.D a pedido do Capitão América, apenas para ficar com raiva e se transformar no Hulk. Em seguida, o Verdinho ataca o líder dos Chitauri, divide o cara em vários pedaços e, finalmente, DEVORA o vilão.
Entre 2004 e 2007, Os Supremos ganharam um novo volume pela mesma equipe criativa (Millar e Bryan Hitch), que expandiu o universo da equipe. Já o terceiro volume, publicado em 2008, trouxe os roteiros de Jeph Loeb e arte de Joe Madureira. Mas, na boa: FUJA dessa fase.
!! Ultimate Comics: Avengers #1-6
Após o final do terceiro volume de The Ultimates, a Marvel promoveu a saga Ultimatum, que foi um ~fim~ para a primeira fase do Ultiverso, matando vários personagens e acabando com a primeira versão dos Supremos.
No novo gibi, Capitão América e Gavião Arqueiro trabalham para manter a ordem em uma Nova York destruída após os eventos de Ultimatum. Ao proteger o Edifício Baxter, Steve Rogers dá de cara com o Caveira Vermelha – que revela ser, na realidade, o FILHO de Steve, criado após a morte do pai para ser o novo Capitão América. Só que o garoto não conseguiu viver à sombra do pai, matou inúmeros agentes e, por fim, arrancou a pele do próprio rosto para nunca mais se parecer com Steve Rogers.
Rogers entra em choque, mas é salvo pelo Gavião. Mesmo assim, o Caveira Vermelha consegue seu objetivo, que era roubar o Cubo Cósmico.
A partir daí, o Capitão América PIRA por saber que a S.H.I.E.L.D manipulou seu filho sem nunca tê-lo contado a verdade. Ele ataca a própria agência e foge.
Nick Fury então inicia o Projeto Vingadores, recrutando super-heróis para deter o Capitão América, agora um inimigo dos EUA. Respondem ao chamado Monica Chang (a nova Viúva Negra), Vespa Vermelha, Gregory Stark (irmão gêmeo de Tony), Máquina de Combate e um clone inteligente do Hulk.
Os Vingadores iniciam uma caçada ao Capitão América, que, por sua vez, está atrás do próprio filho, já que se sente responsável pelo que o Caveira Vermelha pode fazer com o Cubo Cósmico.
No final, bom… Acho que já tem muito spoiler para um roteiro cheio de surpresas, né?
Melhor parar por aqui. Em 2015, quando sair o segundo filme, a gente fala mais sobre isso tudo… 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...