sábado, 19 de maio de 2012

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM QUADRINHOS PELA ESCALA EDUCACIONAL

Por Natania Nogueira - Gibiteca.com

Não é uma publicação recente, data de 2008, mas só agora estamos podendo ter acesso a ela, graças à editora, que foi uma das nossas parceiras no III Seminário sobre Quadrinhos e que, gentilmente, doou alguns volumes da coleção História do Brasil em Quadrinhos para nossa gibiteca. 

Estou começando a trabalhar o tema com alunos do ensino fundamental, oitavo ano. O material é muito bom, o roteiro é leve, faz uma boa narrativa e destaca pontos importantes do período que antecede a Independência do Brasil. 

Nem tudo que se publica em quadrinhos educativos é realmente aproveitável. Muitas vezes há boa vontade mas descuido com pesquisa. A obra até tem algumas lacunas, mas, em geral é um material de qualidade. Enfim, material adequado para se começar um debate acerca do assunto, complementar informações, elaborar atividades e enriquecer a aula de história. Parabéns para André Diniz e Antônio Eder.

Mais informações sobre a HQ e a coleção História do Brasil em Quadrinhos, clique aqui!

2 comentários:

Clayton Godinho disse...

Acho a iniciativa muito boa. Mas como historiador formado sei que a "História do Brasil" que está na grade curricular é cheia de inverdades e mitos..
A molecada ( e quem lê esses quadrinhos) vão continuar acreditando no monte de mentiras ensinadas por anos nas escolas

Beto Potyguara disse...

Também sou formado em História e sempre defendi a História crítica. Mas a revista não deixar de seu um documento, uma fonte que reproduz a História dos Herois, dos vencedores, dos brancos, dos abastados, etc. O uso didático dessa obra é que fará a diferença. Em mãos acomodadas...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...