quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Quadrinhos e religião: Uma mistura perigosa?

Um site religioso escreveu um artigo chamado "Quadrinhos Brincam com as Escrituras Sagradas", onde descreve uma série de personagens e sagas inspiradas nas histórias da Bíblia. Ainda que no Brasil existam HQs religiosas, como o evangélico Smilinguido (veja o desenho ao final do post), o texto se limita a comparar com os Super-Heróis americanos. O mais criticado é o Superman, que pode mover planetas (cuja ilustração abaixo é uma cópia de uma conhecida imagem de Jesus) e que chegou a voltar dos mortos, na famosa série "A Morte do Superman".

O autor lembra ainda que "Lanterna Verde é capaz de criar com seu anel mágico qualquer objeto que possa imaginar. Flash corre à velocidade da Luz. Capitão Marvel possui a sabedoria de Salomão. Mulher Maravilha foi criada igual o Adão bíblico: foi moldada através da argila". Ele ainda cita uma revista em quadrinhos americana chamada "Trindade", onde ao invés do "Pai, do Filho e do Espírito Santo", a santíssima trindade é formada por Superman, Batman e Mulher Maravilha.

Ainda falando na Liga da Justiça, há o exemplo do Anjo Zauriel, que veio diretamente da presença de Deus, e da aventura "Complexo de Messias" dos X-Men, "que se dá em torno do nascimento de um mutante, o que é considerado um verdadeiro milagre, visto que a Feiticeira Escarlate havia dizimado os mutantes da Terra na saga anterior (Dinastia M)".
Por Pedro de Luna

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...