segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Para o Alto e Avante! Uma análise do universo criativo dos super-heróis

Por Natania Nogueira

O livro Para o Alto e Avante! Uma análise do universo criativo dos super-heróis, de Iuri Reblin foi minha leitura de férias, mas não tive oportunidade de postar aqui alguns comentários sobre a obra, justamente porque não queria me limitar no "é muito bom, recomendo". O livro não é muito bom, ele é excelente. A temática é muito abrangente, o texto bem escrito e tem passagens ótimas, sacadas geniais. 

No livro, o autor analisa o universo dos super-heróis a partir das ciências humanas (sociologia, antropologoa, teologia, filosofia) e o faz de uma forma original. Fala dos super-heróis a partir de suas características (suas motivações, dilemas, seu caráter) e analisa as a partir de uma visão crítica. Ele revela um universo mitológico repleto de símbolos e significados. É um livro que pode ser lido tanto por pessoas que simplesmente gostam de quadrinhos quanto por pesquisadores. 

Algumas passagens eu considerei marcantes. Uma delas é o capítulo Transgressão das fronteiras: o intercâmbio dos super-heróis americanos  em outras culturas e a gênese de super-heróis nacionais e o capítulo final, Perspectivas religiosas nos super-heróis.

Agora eu tenho que terminar de ler o segundo livro, Super-heróis, cultura e sociedade, cuja leitura eu tive que interromper por conta de uma pesquisa que realizei nas férias.

Iuri Reblin estará aqui em em Leopoldina, nos dias 30 e 31 de março, para o III Seminário sobre quadrinhos, leitura e ensino e para o I Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial. Os livros dele, possivelmente, estarão à venda. Fica a dica para quem for participar dos dois eventos.

Sobre o autor:

Iuri Andréas Reblin nasceu em Porto Alegre, na madrugada de uma segunda-feira chuvosa, no dia 22 de maio de 1978. Filho de um teólogo e de uma pedagoga, residiu no Estado do Espírito Santo e de Santa Catarina. Ingressou no curso de bacharelado em teologia no ano de 1996, na Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo, RS. Durante o ano de 2001, aprofundou seus estudos teológicos em um intercâmbio realizado com a Ludwig-Maximilians Universität, em Munique. Formou-se em dezembro de 2003. Em agosto de 2005, iniciou seu mestrado no então Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia, em Sao Leopoldo. Sua pesquisa esteve direcionada ao pensamento teológico de Rubem Alves, enfocando a existência e as nuances de uma teologia do cotidiano. Paralelamente, realizou vários estudos sobre os super-heróis, tanto nos quadrinhos quanto no cinema. Concluiu seu mestrado em 2007 e, desde então, vem atuando como pesquisador, sobretudo, nas seguintes áreas: teologia e indústria cultural, teologia e cotidiano. Iuri defende sua tese de doutorado agora, 09 de março de 2012.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...