sábado, 18 de fevereiro de 2012

AS SEMELHANÇAS NADA DISCRETAS DE DC & MARVEL EM RELAÇÃO AOS SEUS PERSONAGENS E SAGAS

Por Clayton Godinho


maravilha noite mais negra e zombies.jpg
Plágio? Essa pergunta já atingiu o subconsciente de qualquer leitor de quadrinhos quando se depara com algum personagem ou saga da Marvel ou da DC .Em alguns casos a coisa é tão gritante que nos levar a pensar : para onde foi a originalidade na indústria , essa palavra tão importante que serve de combustivél para boas histórias . Listamos abaixo casos em que simplesmente a inspiração usada nos leva a perguntar  : será que fizeram de propósito?
hawk seta e greeneye.jpg
Arqueiro Verde e Gavião Arqueiro por exemplo. A semelhança vai além do fato dos dois terem como armas arco e flechas.
A personalidade dos dois guardam muitas coisas em comum. Ambos já estiveram mortos e voltaram do além em sua carreira nos últimos anos. Quase que no mesmo período. Quem copia quem nessas horas? Além do fato de serem mulherengos assumidos , os dois tem como namoradas  loiras mestres em arte marcial, se tratam de ....
Canário Negro e Hárpia:
zombando canário e blackbird.jpg
Um olhar mais apurado e pode-se se notar que quase são a mesma pessoa . Nem disfarça , as editoras conseguem nessa hora . Canário atua ao lado das Aves de Rapina  e dá plantão na Liga da Justiça .
Harpia também atua em um agência que combate o terrorismo e comparece em  uma das equipes dos Vingadores.
darkos e isso não funciona em all.jpg
O que dizer de Darkseid e Thanos ? A similaridade é bem estreita entre eles.  Ditadores megalomaniacos capazes de destruir o universo em prol de seus própios interreses, busca obter isso através de duas armas milenares: as Jóias Espirituais , no caso de Thanos e aEquação Antivida no caso do vilão da Marvel.
Pegue qualquer história onde eles aparecem e troque os papeis. Vai ver que não fará muito diferença ...
soldado vermelho e hood.jpg inverno
Ex parceiros de grandes heróis que morreram e trouxeram muita dor na consciência de seus mentores . Eles voltam a vida depois de anos mostrando estarem desequilibrados emocionalmente e culpando seus mestres por isso. 
Esse é o roteiro em poucas linhas da vida de Capuz Vermelho e Soldado Invernal  ou Jason Todd e Bucky .
É claro que a vida dos dois seguiram caminhos diferentes depois , mas quem não se perguntou ao ler as histórias: " Que coisa , já li algo assim em algum lugar ..."
uma visão de um vermelho tornado.jpg
 Autômatos com conflitos emocionais .Casados com humanas. Essa são apenas a semelhanças básicas entre Visão e Tornado Vermelho.
Os dois surgiram no mesmo ano nos quadrinhos( 1968) .E são membros de grupos famosos :Liga da Justiça e Vingadores ...
Há ainda casos que remetem as sagas:
maravilha noite mais negra e zombies.jpg
Noite Mais Densa e Zumbis Marvel   partem do mesmo princípio: heróis mortos ressurgem como zumbis e levam pânico e morte aos seus entes queridos , humanidade e universo....
segredo milênio invasão aka willennium.jpg
Até nas chamadas que apresentam as sagas ao leitores , Milênio e Invasão Secreta foram iguais .Como se pode ver nas imagens acima.
O roteiro de ambas mostravam os heróis enfrentando um problema parecido: uma raça alienigena se inflitra no nosso planeta disfarçada como humanos. Em alguns casos, até mesmo como pessoas ligadas aos relacionamentos pessoais dos heróis . Em cada caso , houve um desdobramento diferente , mas o princípio era o mesmo.
Existem diversos casos , mas em cada um deles a afirmativa de Alan Moore nos solta a mente : "Todas as histórias já foram contadas...."
 Tudo bem , mas com um pouco de esforço dá para se fazer algo novo e emocionante.

2 comentários:

Daniela Barbosa disse...

Quem será q copia quem hein? Rsrs...

De qualquer forma adoro tanto a DC quanto a Marvel... :)

Beto Potyguara disse...

Já dizia o Chacrinha que nessa vida (TV) nada se cria, tudo se copia. Já o Lavosier, discorda, substitui o termo por "tudo se transforma"! Os reboots e crises de criatividade são a prova de que ambos estão mais que certos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...