sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Você é fã de QUADRINHOS?

Por Nana
Pode parecer uma pergunta boba, mas aposto que tem muita gente que ACHA que é fã de quadrinhos, mas não é! Então peço que você se faça a seguinte pergunta: sou fã de quadrinhos ou fã da Marvel e/ou DC? Não sabe responder? Eu ajudo: diga o nome de pelo menos CINCOpersonagens na imagem abaixo!
Pô, nem cinquinho...?
Não sabe? Não tem problema sempre é tempo de expandir os horizontes! Existem muitas coisas boas a serem lidas neste Planeta. Vou falar muito brevemente sobre eles, mas sem dar nenhum detalhe mais profundo pra deixar o personagem surpreender o leitor!
Dependendo do seu grau de dependência à Marvel/DC, você pode começar por algo mais “familiar”, como o “Novo Universo”, da Marvel, que também é sobre super-herois, mas não tem X-Men, nem Capitão América; é uma abordagem mais próxima do real.


"Estigma"... mas que nomezinho sem vergonha...

Tem também Hellboy, da Dark Horse, que de tão bom, ganhou até filme (aposto que você assistiu). Por falar em cinema, Sin City é muito melhor nos quadrinhos do que na telona. E olha que o filme já era bom. A Editora Image também tem um razoável panteão de criações: Savage Dragon;Witchblade; Godland e mais vários...
Se você não for tão ligado em super-herois, aconselho a ler Vertigo, que é um selo da DC, mas com liberdade criativa TOTAL! Arrisque ler Preacher,100 Balas ou Y, o Último Homem, você vai curtir muito, pois a linha imaginativa é diferente do que você está acostumado.

... 98 balas... 99 balas... 100 Balas! Que sacanagem esse troco...

Obviamente não vou deixar de falar do meu “indie” preferido: Bone! Esse livrinho despretensioso ganhou nove Prêmios Harvey: "Melhor Cartunista" em 1994, 1995, 1996, 1997, 1999, 2000, e 2003, "Prêmio Especial de Humor" em 1994 e "Melhor Coletânea" por Bone: Complete Adventures em 1994. Vencedor do Prêmio Eisner como melhor roteirista-ilustrador, do Prêmio Yellow Kid, do Salão De Luca, dentre outros. Não pense que Bone é uma historinha de bichinhos, tipo Disney... duvido você ler de madrugada, sozinho em casa... principalmente a parte onde as Criaturas-Ratazanas estão combinando o ataque...

Bone: de bobo só tem a cara...

Os chamados “Underground comics” têm um fortíssimo apelo Mundo afora, Robert Crumb é o Rei desse viés da 9ª Arte (as 8 anteriores: Música, a Dança, a Pintura, a Escultura, a Literatura, o Teatro e o Cinema. Não existe uma ordem, o cinema é convencionado como a Sétima Arte - e fotografia é a Oitava). Quem não conhece Mr. Natural, please, procure no Google. Os quadrinhos fora do mainstream são muitas vezes o catalisador de mudanças na própria estrutura dos comics! Veja a First Comics, que belíssimo trabalho fez... American Flagg, Badger (um dos personagens na imagem lá de cima), Jon Sable, Nexus...

Quase todos os países têm uma centena de quadrinhos, contudo, em âmbito internacional, só alguns poucos se destacam: se eu falar “Asterix e Obelix”, todo mundo sabe que estou citando a França; se falar “Tex”, é Itália; “Mortadelo & Salaminho”, Espanha.


São doidos estes Romanos, né, Obelix?
Em alguns países subdesenvolvidos (“sub” só leva hífen se a palavra seguinte começar por “B”, “H” ou “R”), porém, eles não possuem esse carisma todo. Claro que há exceções. Na América Latina, um quadrinho de sucesso é o da “Mafalda”, criação Argentina, do competentíssimo Quiño. No Chile, temos o Condorito. No Brasil temos a Turma da Mônica, só pra náo dizer que não temos nenhum, mas enfim...



"O Universo em Quadrinhos ideal é aquele que NÃO EXISTE"

É o que eu sempre digo sobre cinema: você não gosta de cinema, você gosta de produções Hollywoodianas... Dê uma chance aos quadrinhos fora do eixo Marvel/DC, você vai conhecer um mundo VERDADEIRAMENTE novo.

... e isso que eu nem falei da Valiant Comics...

Mas essa é a MINHA opinião...

OPN!

Caso você lembre de mais quadrinhos e editoras independentes, deixe um comentário com a história e um link pra gente!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...