quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Quanta Con 2012

Por Milena Azevedo - GHQ

No fim de semana de 21 e 22 de ABRIL de 2012, a QUANTA ACADEMIA DE ARTES, em parceria com RAFAEL COUTINHO, promove um grande evento de Histórias em Quadrinhos!
Será um fim de semana com mesas de debates, aulas-demonstração e workshops com vários dos mais importantes quadrinistas do país. Além disso, também haverá venda de material autoral dos artistas participantes e sessões de autógrafos!
Há alguns anos, a Quanta vem apostando em uma abordagem mais ampla em relação ao que acontece e já aconteceu no mercado de quadrinhos nacional, numa tentativa de abarcar os diversos aspectos e características da produção gráfica no país.
A escola se dedica à formação de novos desenhistas, roteiristas, ilustradores, pintores e amplia os horizontes de jovens que encontraram nos quadrinhos e nas artes gráficas o caminho para expressarem suas ideias e construírem suas carreiras no mercado nacional e internacional.
Este evento é mais um esforço neste sentido: reunir grandes artistas das áreas de quadrinhos, ilustração, animação, cinema e jornalismo – todos profissionais ou entusiastas desta que é uma das mais antigas formas de linguagem utilizada pelo homem: a imagem.
Vamos apresentar um cenário mais amplo deste campo: o quadrinho como pauta nas redações, influência na animação, cinema, graffiti e abrir horizontes, debater estilos, escolas, gêneros e os diferentes processos de interpretar, criar e produzir quadrinhos, além de ajudar no direcionamento da sua arte e do seu trabalho.
Venha debater, conhecer estes artistas, tirar suas dúvidas, encontrar novos caminhos e aprender com suas experiências!
TODAS AS ATIVIDADES DO EVENTO SERÃO GRATUITAS.
Mas, ATENÇÃO! Os participantes devem inscrever-se previamente, conforme regras estabelecidas mais abaixo. As vagas são LIMITADAS!
COMO O EVENTO FUNCIONA?
Ele vai acontecer nos dias:
21 DE ABRIL – SÁBADO.
22 DE ABRIL – DOMINGO.
A Academia abre às 8h e os eventos começam às 10h e vão até às 21h.
São quatro HORÁRIOS DE EVENTOS POR DIA:
1ª GRADE – das 10h às12h.
2ª GRADE – das 13h às15h.
3ª GRADE – das 16h às18h.
4ª GRADE – das 19h às21h.
Cada HORÁRIO terá QUATRO EVENTOS que acontecem simultaneamente: duas mesas de debate, uma aula-demonstração e um workshop.
ONDE SERÁ O EVENTO?
QuantaCon será realizada na Quanta Academia. Como nossos espaços são reduzidos, as vagas serão limitadas e, a fim de podermos garantir a participação do maior número de pessoas, decidimos que CADA INTERESSADO PODERÁ SE INSCREVER EM APENAS DUAS ATIVIDADES. Ou seja, embora o acesso ao local seja livre, por conta da venda de materiais dos vários artistas participantes, o acesso às Mesas de Debate, Workshops e Aulas-Demonstração será LIMITADO, e cada interessado só poderá participar de DOIS destes eventos mediante PRÉVIA INSCRIÇÃO!
POR EXEMPLO:
Você pode se inscreve em uma Mesa de Debate e um Workshop, ou em duas Mesas de Debate, ou em duas Aulas-Demonstração, etc. Fique atento apenas para não se matricular em duas atividades que estejam no MESMO HORÁRIO. Esta escolha não se limita a apenas um dos dias. Assim, você pode se inscrever em um evento que acontece no Sábado e outro no Domingo, ou dois no Sábado, ou ainda dois no Domingo.
Enfatizamos que essa limitação a dois eventos por pessoa fará com que um maior número de interessados se beneficie das atividades da Convenção. Esperamos que todos compreendam e colaborem.
Lembre-se: TODOS OS EVENTOS SERÃO GRATUITOS. Então, aproveite e venha conhecer o trabalho de grandes artistas brasileiros e também a Quanta Academia de Artes!
Veja a localização das casas:
CASA 1
CASA 2
COMO SE INSCREVER:
ATENÇÃO: INSCRIÇÕES ABERTAS À PARTIR DE QUINTA FEIRA DIA 23/02/2012
Para se inscrever, basta confirmar presença pelos telefones:
(11) 3214-0553
(11) 3214-4873
*Pedimos a todos que, ao reservarem suas vagas, não deixem de comparecer ao evento. Você poderá estar ocupando o lugar de outras pessoas interessadas!
Este evento é um presente de todos nós da Quanta Academia e de Rafael Coutinho a todos os que, como nós, amam Histórias em Quadrinhos! É uma homenagem aos artistas que vivem e batalham por esta arte, e também uma chance de Marcelo Campos, diretor e proprietário da Quanta Academia e Quanta Estúdio, devolver aos Quadrinhos um pouco do que esta arte lhe proporcionou.
Esperamos por você!
Um abraço a todos,
Marcelo Campos e Rafael Coutinho
www.quantaacademia.com
EVENTOS E ARTISTAS JÁ CONFIRMADOS:
SÁBADO – dia 21 de ABRIL –
1º HORÁRIO – das 10h às 12h.
1 – Fábio Moon – Guazzelli – Lélis
CIDADES EM QUADRINHOS
Os artistas dialogam sobre como se dá, em suas histórias, a construção da cidade enquanto espaço primordial da narrativa. Fábio Moon, Guazzelli e Lélis revelam suas inspirações e interpretações do espaço urbano que, muito mais que apenas cenário de pano de fundo para as histórias, torna-se, especialmente nos quadrinhos, parte indispensável da própria narrativa.
2 – Elcerdo – Gabriel Góes
COLETIVOS
O que é o espírito de reunir diferentes artistas em um mesmo álbum e quais as vantagens e desvantagens de várias cabeças que pensam com objetivos, interesses e influências em comum.
4 – workshop – DW Ribatski
Exercício para Criação de Personagem
DW Ribatski apresenta uma versão pocket do seu projeto mezzo educacional que visa mostrar de perto as formas pessoais de manipular materiais e criar uma página de alguns artistas de quadrinhos autorais. Participaram da primeira edição na B_ARCO os artistas Rafa Coutinho, Lourenço Mutarelli, Diego Gerlach e ele mesmo, que agora repete a dose nesta demonstração na QUANTA.
2º HORÁRIO – das 13h às 15h
1 – Gabriel Bá – Rafael Grampá – Greg Tocchini
UM NOVO TIPO DE HERÓI
3 – Evento a ser confirmado
Não é super-herói. Não é alternativo. Não é herói e não é vilão. Não é pulp e não é elitista. Quadrinistas falam sobre essa linguagem que mistura o clássico e o estilizado, tanto na narrativa quanto no traço. Como cada artista pode ser inovador e sucesso comercial.
2 – Paulo Ramos – Maria Clara Carneiro
ACADÊMICOS DOS QUADRINHOS
Dois estudiosos das Histórias em Quadrinhos falam sobre seus processos de pesquisa, sobre as descobertas de diferentes narrativas e visões diferentes de estética. Também comentarão como as diferentes culturas observadas em quadrinhos de épocas variadas refletem as diferenças de tradições e estruturas de mercado da sociedade que representam.
3- Evento a ser confirmado
4 – workshop – Whip
3º HORÁRIO – das 16h às 18h.
1 – Felipe Massafera – Amilcar Pinna – Ronan Cliquet
OS PRIMEIROS PASSOS NOS QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS.
Três desenhistas revelam os desafios, vantagens, desvantagens e dificuldades de se publicar em editoras como Marvel e DC. Os artistas falarão sobre estratégias de carreira para quem quer ingressar e se manter em um mercado tão competitivo como o mercado americano de quadrinhos de super-heróis.
2 – Cynthia Bonacossa – Chiquinha – Pryscila Vieira
HUMOR SUJO COM MENINAS NOS QUADRINHOS.
Como três meninas dispensam os arco-íris, unicórnios, romances platônicos e partem para a produção de “quadrinhos podres”, de espírito junkie.
3 – aula-demonstração – Danilo Beyruth.
O premiado autor de “Necronauta” e “Bando de Dois” desenvolve seus trabalhos ao vivo enquanto comenta seu processo de criação, desde como pensa a narrativa de suas histórias até técnicas de finalização, passando pela maneira como produz seus esboços e concebe seus personagens e histórias.
4- Evento a ser confirmado
4º HORÁRIO – das 19h às 21h.
1 – Rafael Albuquerque
O MELHOR DOS DOIS MUNDOS – ENTRE SUPER-HERÓIS E O AUTORALComo um grande nome do quadrinho de super-heróis/aventura equilibra sua carreira e abre espaço qualitativo para publicar suas próprias ideias com trabalhos autorais.
2 – Paulinho Caruzo – Heitor Dália.
QUADRINHOS E CINEMA
Dois diretores de importantes produções nacionais falam sobre as influências comuns entre estas duas linguagens e de como se trava o diálogo entre elas.
3 – aula-demonstração – Gustavo Duarte.
O artista apresenta um passo a passo, desde a ideia inicial até a obra pronta, de seu processo de criação de personagens, bem como da forma como tais personagens são concebidos de maneira a direcionar o leitor na narrativa de suas HQs e Charges.
4 – workshop – Sidney Gusman.
DOMINGO – dia 22 de ABRIL –
1º HORÁRIO – das 10h às 12h.
1 – Rafael Coutinho – Edu Medeiros – Rafael Sica – Rafael Salimena
EXPERIÊNCIAS NA INTERNET
Como foi a experiência destes quatro artistas em publicar em um grande portal de internet. Qual a viabilidade comercial desta mídia. É possível a profissão “webquadrinista”?
2 – Spacca – Rodrigo Rosa – Índio San
ADAPTAÇÃO LITERÁRIA Como transpor obras literárias clássicas e biografias de personalidades históricas para os quadrinhos. Artistas discutem os processos de pesquisa, decupagem e adaptação.
3 – aula-demonstração – Pedro Franz.
Pedro Franz detalha a produção de “Promessas de Amor a Desconhecidos Enquanto Espero o Fim do Mundo”, trabalho em que utilizou diferentes formatos e materiais. O autor também falará sobre as escolhas que envolveram o projeto e as ideias desenvolvidas ao longo do trabalho, além de apresentar artes originais.
4 – workshop – Flavio Luiz
PUBLICAÇÕES INDEPENTES E NOVOS FORMATOS
Flavio Luiz, autor do premiado “O Cabra” e também de “AÚ – O Capoeirista” (além de outros trabalhos) revela suas experiências e estratégias de autopublicação, além de falar sobre o sucesso comercial de AÚ.
2º HORÁRIO – das 13h às 15h.
1- Evento a ser confirmado
2 – André Diniz – Marcela Godoy – Daniel Galera
VIDA DE ROTEIRISTA
O cotidiano e os processos criativos, as neuroses e as aventuras de roteiristas que atuam em quadrinhos e outras áreas! Como eles enfrentam o mercado e as crises criativas!
3 – aula-demonstração – Marcelo D´Salete.
D´Salete mostra seu processo de construção nos quadrinhos (com apresentação de artes originais), comenta e analisa obras que o influenciam, fala sobre estrutura de página, composição de cena e, ainda, sobre a finalização de uma página.
4 – workshop – André Dahmer.
Um dos mais importantes autores contemporâneos de quadrinhos fala a respeito de seus processos criativos e sobre academicismo.
3º HORÁRIO – das 16h às 18h.
1 – Lourenço Mutarelli – Allan Sieber – Caeto
AUTOBIOGRÁFICOS E SEUS DESDOBRAMENTOS
Texto.
2 – Lobo (Barba Negra) – André Conti (Quadrinhos na CIA) – Douglas Quintas Reis (Devir)
COMO TRILHAR A ESTRADA DE TIJOLOS AMARELOS ATÉ OZ
Saiba a melhor maneira de estruturar e apresentar seus projetos para os editores! Os erros e acertos mais comuns e quais as melhores formas de apresentar seu talento, criatividade e histórias para grandes editoras!
3 – aula-demonstração – Paulo Muppet e Luciana Iguti (estúdio BIRDO).
O Estúdio Birdo apresenta seu portfólio, detalha seus processos de trabalho e também mostra como funcionam as colaborações com diferentes ilustradores e diretores.
4 – Evento a ser confirmado
4º HORÁRIO – das 19h às 21h.
1 – Laerte.
Um dos maiores autores do país faz uma reflexão sobre o humor produzido no Brasil.
2 – Arnaldo Branco – Yuri Moráes
QUADRINISTAS E A TELEVISÃO
Debate sobre como dois roteiristas/quadrinistas (ou quadrinistas/roteiristas) trabalham para mídias diferentes. O que eles aprendem e como cada mídia influência a outra.
3 – aula-demonstração – Renato Guedes.
O desenhista brasileiro cujo traço já foi visto em títulos como Superman e Wolverine produz um trabalho ao vivo enquanto discute seus processos e técnicas de trabalho.
4 – workshop – Fábio Zimbres.
Zimbres dá um apanhado de seus trabalhos e fala sobre os processos de criação e produção de “Música para Antropomorfos”, livro no qual o artista explorou a relação entre música e quadrinhos. Este processo bastante original será detalhado por Zimbres durante o evento.
VENDAS DE TRABALHOS
Confira abaixo os artistas e trabalhos que estarão à venda durante o evento. Alguns dos materiais estarão disponíveis em apenas um dos dias, por isso, fique atento às informações.
DW Ribatski
- Vigor Mortis Comics – R$25,oo
- Café Espacial #10 – R$ 10,oo
- Bumbo Caixa – Fantasmas da Quebrada - Disco gravado inteiramente – com arte da capa em serigrafia – acompanha pôster do mestre FÁBIO ZIMBRES (serigrafia) – R$ 20,oo
Edu Medeiros – Neeb – R$ 10,oo
- Prints – R$ 25,oo
- Sopa
- Roberto
Marcelo D´salete
- Noite Luz
Greg Tocchini
- ArtBook – Figments of Imagination – R$ 15,oo – VENDAS APENAS NO SÁBADO
Gustavo Duarte – BIRDS: R$ 12,oo
- TAXI: R$ 12,oo
- BOTONS: R$ 3,oo
- CARTAZES: 1 por R$ 25,oo – 2 por R$ 40,oo
Cynthia Bonacossa
- Golden Shower 1 e 2
- Revista Bananas (em parceria com Chiquinha)
Amilcar Pinna
- 02 + 01 = 00 – R$ 10,oo
Renato Guedes
- Artbook Renato Guedes – R$ 40,oo
Flávio Luis
- O Cabra – R$ 30,oo
- AÚ – O Capoeirista – R$ 30,oo
Quem comprar os 2 álbuns levam uma camiseta de O Cabra
- Camiseta de O Cabra – R$ 20,oo
André Dahmer
- Cinzeiros – http://tinyurl.com/6l8j5x
- A Cabeça é a Ilha – R$ 43,oo
- O Livro Negro de André Dahmer – R$ 43,oo – VENDAS APENAS NO SÁBADO
Dalts e MagentaKing
- EP – R$ 15,oo
- Prints – R$ 25,oo – cada
Chiquinha
- Revista Bananas (em parceria com Cynthia Bonacossa)
- Uma Patada com Carinho
Rafael Coutinho
- O Beijo Adolescente
- Projeto Gazzara
- Camisetas Piratas do Tietê
- Canecas Piratas
- Projeto MIL
- Bonecos Piratas
Yuri Moraes
- Garoto Mickey – R$ 35,oo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...