sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Concurso "HQ e homossexualidade" apresenta os selecionados

Por Henrique Magalhães - Marca de Fantasia

Um grupo de pesquisadores ligados ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB avaliou as histórias em quadrinhos enviadas para o concurso “HQ e homossexualidade” e selecionou, no dia 9 de outubro de 2012, as que entrarão no álbum a ser editado ainda este ano pela Marca de Fantasia. A comissão avaliadora foi composta por Alessandro Gonçalves, Marcelo Soares, Paloma Diniz e Thalita Vale, além de Henrique Magalhães, coordenador do grupo.
Após a leitura de todos os trabalhos pelo grupo, onde cada um apresentou suas escolhas, as HQ selecionadas foram as que figuraram na lista de pelo menos três apreciadores, considerando a pertinência ao tema do concurso, a originalidade da arte e a clareza narrativa. Foram inscritos 23 trabalhos originários dos estados de São Paulo (São Paulo, Ibiúna, Santo André, Mauá), Pernambuco (Recife, Olinda, Paulista), Minas Gerais (Uberlândia), Bahia (Salvador), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Ceará (Crato, Juazeiro do Norte, Fortaleza), Paraíba (João Pessoa, Pirpirituba), Alagoas (Maceió), Santa Catarina (Blumenau), Paraná (Londrina), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), além de Portugal (Valadares) e Argentina (Buenos Aires).
Todos os trabalhos trouxeram uma visão afirmativa da homossexualidade, alguns com crítica à homofobia, outros com lirismo ou tom didático. Os traços variaram do cartum, sobretudo nas tiras, ao realista, nas histórias mais longas, bem como o mangá. Um trouxe um traço estilizado e versos inspirados em literatura de cordel. Foram abordadas várias expressões da homossexualidade, como gays, ursos, lésbicas e transsexuais, além da metafórica homossexualidade entre animais.
O concurso atingiu plenamente seu objetivo, de fomentar a discussão e a produção artística sobre as relações entre o mesmo sexo, expressas em histórias em quadrinhos. Constatou-se que há interesse e liberdade criativa para abordar a questão, com vários autores espalhados pelo país, o que demonstra uma abertura entre os produtores de HQ, faltando, contudo, a mesma atenção do meio editorial. A reunião dos trabalhos em álbum cumpre o propósito de dar visibilidade a essa produção e estimular a criação de novas obras de forma instigante e polissêmica, como as que foram apresentadas no concurso.
15 trabalhos foram selecionados, alguns de dupla ou grupo, a maioria de autores individuais. Não houve a escolha da melhor obra, pois não era essa a intenção. Ressaltamos a importância da participação de todos que se engajaram com entusiasmo na proposta do concurso; mesmo os não selecionados tiveram seus trabalhos indicados por alguns dos membros do grupo, o que demonstra a qualidade e a sensibilidade das obras.

HQ selecionadas
A lei da selva – Roteiro de Leonardo Santana, arte de Adriano Araújo – Olinda, PE
Anderson Lauro – Denilson Albano – Fortaleza, CE
Ber the bear –Rafael Lopes – Rio de Janeiro, RJ
Camila – Julie Albuquerque – Ibiúna, SP
Caixa de Pandora – Victor Vladimir, Andréa Sobreira, João Eudes e Luiz Fernando – Juazeiro do Norte, CE
Com amor não se sonha – Vítor Batista – Crato, CE
Ditadura dos sentimentos – Samuel Gois – João Pessoa, PB
Estranho amor – Ana Ribeiro – Valadares, Portugal
Eu e ele – Pedro Machado
Joca e Juarez – Henrique Sampaio & Francisco Luiz – Juazeiro do Norte, CE
Katita – Anita Costa Prado & Ronaldo Mendes – São Paulo, SP/Fortaleza, CE
Minha flor, minha rosa – Amaro Braga & Janaína Araújo – Recife, PE/Maceió, AL
Não tem preço –Daniel Linhares – Santo André, SP
Sobre o meu e os outros – Shiko – João Pessoa, PB
Um amanhã diferente – Alex Guenther – Blumenau, SC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...