quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Livro Os Zeróis resgata cartuns e comemora 80 anos de Ziraldo

Por UHQ - 31.10.12
Os ZeróisNo início da década de 1940, em Caratinga/MG, o menino Ziraldo desenhava os próprios gibis. Muitos deles eram protagonizados pelo super-herói espacial Capitão Tex, saído da fértil imaginação do futuro artista.
Mais de 20 anos depois, em plena ditadura militar, o jovem Ziraldo publicaria uma série de cartuns - os Zeróis - nos quais os poderes de Superman, Batman e companhia se mostravam em irônico descompasso com a revolução comportamental dos anos 1960.
Os Zeróis ressurgiram em 2010 como tema de telas que revelaram um Ziraldo pintor. As obras fizeram parte da exposição Zeróis - Ziraldo em tela grande, que passou pelo Rio de Janeiro e por Brasília.
Toda essa trajetória é resgatada com o lançamento de Os Zeróis (formato 22,3 x 30 cm, 256 páginas, R$ 59,90), livro ilustrado com reproduções de trabalhos publicados originalmente em Fatos e Fotos, Jornal do Brasil, Pasquim, além de um capítulo reservado exclusivamente para as onomatopeias com o grafismo e o colorido típicos de Ziraldo.
O texto assinado pela roteirista Maria Gessy, que há anos trabalha com o autor, descreve e reflete o contexto em que as obras foram produzidas. E o próprio Ziraldo assina as legendas que fornecem informações adicionais e comentam o processo criativo de cada cartum, quadrinho, tela ou esboço.
A obra é um lançamento do selo Globo Livros Graphics, da Editora Globo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...