domingo, 28 de outubro de 2012

Max lança Vapor em castelhano e catalão

Por Milena Azevedo - GHQ
O ermitão é uma figura que sempre intrigou Max (Peter Pank e O prolongado sonho do Senhor T.). Através das obras de Bosch, Brueghel e Grunewald, ele conheceu as Tentações de Santo Antão no deserto, tomando-as como referência para uma HQ curta (de seis páginas), chamada A Tentação de Santo Albino, criada em 1985 para a revista Víbora.
Mas Max queria explorar mais o tema, tanto que o ponto de partida para a trama de seu novo álbum, foram as perguntas: “como seria um eremita no mundo de hoje, em que ninguém acredita em Deus ou no diabo?; o que poderia levar alguém a se isolar voluntariamente no deserto?”.
Durante três anos, Max trabalhou esses questionamentos em Vapor (124 páginas, P&B, 16 euros), que foi publicado sexta-feira passada em castelhano e catalão, pela Ed. La Cúpula.
Apesar do pequeno atraso (essas edições deveriam ter sido lançadas no início de 2012), Max está contente com o resultado e explica: ”Eu realmente queria fazer um álbum visualmente ambientado no deserto, onde tudo é mais austero.” “(…) Uma paisagem tão monótona que preenchê-la com emoção era uma tarefa árdua.”
No blog do álbum, Max mostra esboços e o passo-a-passo da criação, informando o material que utilizou para produzir os desenhos.
A versão em inglês será editada pela Fantagraphics, com previsão de lançamento para o mês de julho de 2013.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...