quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Marcelo de Moura concorre pela segunda vez ao Oscar

Por R7
Marcelo de Moura fala sobre a indicação de Chico & Rita ao prêmio de Melhor Animação
http://i2.r7.com/chico e rita.jpg
O diretor brasileiro Marcelo de Moura e sua produtora LightStar Studios, de São Paulo, concorrem pela segunda vez ao Oscar de Melhor Animação.

Nesta terça-feira (24), foram anunciados os candidatos ao prêmio e o filme Chico & Rita entrou na lista das cinco animações.
Em 2010, O Segredo de Kells concorreu ao prêmio, mas perdeu para o favorito Up – Altas Aventuras.
Desenhista e especialista em animação digital, Moura, diretor de animação deste filme, conta que a expectativa para a indicação ao Oscar era bem baixa.

- Quando Chico & Rita entrou nos 20 filmes pré-selecionados fiquei muito contente, pois não esperava por isso. Concorremos com filmes de orçamento muito grande, com 150 milhões de dólares, e o Chico & Rita custou 10 milhões. Apesar de que O Segredo de Kells teve o orçamento mais baixo do que este e também chegou aos finalistas.

Chico & Rita foi selecionado para a categoria de Melhor Animação no lugar de filmes como Operação PresenteCarros 2 e As Aventuras de Tintim, que venceu esta edição do Globo de Ouro.

Ainda sem previsão para estrear no Brasil, Chico & Rita está em cartaz nos cinemas norte-americanos há um mês.

Moura, que tem no currículo produções como MulanTigrão - O FilmeA Era do Gelo e Asterix e os Vikings, afirma que quase desistiu deste projeto antes mesmo de começar.

- Em 2009, fomos chamados para fazer este filme, mas tínhamos tantos projetos na fila que mandamos um email agradecendo a oportunidade. Mesmo assim, insistiram. Dobramos o orçamento e, um dia, o trabalho foi entregue no estúdio do mesmo jeito.
http://i2.r7.com/chico e rita 2.jpg
Chico & Rita traz a direção de animação de Marcelo de Moura, que já disputou o Oscar com O Segredo de Kells

Chico & Rita é codirigido por Tono Errando, Javier Mariscal e Fernando Trueba. Moura diz que os diretores nunca haviam trabalhado com animação, somente com “live-action”.

- Foi um trabalho duro. Até o último minuto para enviarmos o envelope para o Oscar.

Na animação, Chico é um jovem pianista, com grandes sonhos. Rita é uma bela cantora, com uma voz extraordinária. Música e romance unem os dois, mas esta jornada contará com dores, boleros e tormentos.

Moura ainda conta para quais filmes torceria se não estivesse concorrendo ao prêmio de Melhor Animação.

- Eu estava torcendo para o Rio, de Carlos Saldanha, e para o Operação Presente entrarem na lista. E acho que o Rango é um dos concorrentes mais fortes.

Além de Rango, história de um camaleão que vive no Velho Oeste, Chico & Rita concorre com Um Gato em ParisGato de Botas e Kung Fu Panda 2.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...