quinta-feira, 3 de maio de 2012

4º DIV.A – Diversidade em animação

Por Milena Azevedo - GHQ

A quarta edição do Diversidade em Animação (DIV.A) acontecerá de 4 a 13 de maio de 2012, exceto dias 7 e 8 de maio, sessões às 15h30, 17h, 18h30 e 20h no Cine Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro. O DIV.A é focado na exibição e premiação dos melhores filmes de animação LGBT de todo o mundo.
56 filmes de animação, brasileiros e estrangeiros, participam desta edição do festival. A COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE CURTAS reúne 22 animações que estreiam no Brasil e serão analisadas pelos júris (popular, técnico e do festival). As melhores animações serão anunciadas e exibidas no dia 13 de maio, último dia do festival, nas sessões de 18h30 e 20h no programa PREMIADOS 2012. O programa FINALISTAS E PREMIADOS 2010 e o FINALISTAS E PREMIADOS 2011 reapresentam as melhores animações do festival escolhidas pelos júris dessas duas edições do festival.
ESPECIAL LISA T exibe quatro curtas-metragens animados de Lisa T, que se relacionam com o “gênero ser”. A identidade secreta de Lisa T é o diretor de  animação Lasse Persson, que é animador há mais de 20 anos. O ESPECIAL MAIS INFLAMADOdestaca os curtas de animação com conteúdo sexual mais quentes e polêmicos do festival. No ESPECIAL SEM SAÍDA, estreiam as animações da campanha da ORAM, a Organização de Refúgio, Asilo e Migração que oferece serviços jurídicos para pessoas LGBT vivendo em países hostis. São quatro animações, que concentram-se em histórias de pessoas LGBT vivendo na Jamaica, Irã, Iraque e  Zimbabue. As animações transmitem os horrores da vida diária de pessoas não-heterossexuais vivendo em ambientes extremamente intolerantes.
DIV.A também é ponto de encontro de profissionais do cinema de animação. No dia 05 de maio, sábado, 15h30, no Cine Cultural Justiça Federal, o festival apresentará o DEBATE “Futuro do Cinema de Animação LGBT no Brasil” com os animadores Alan Nóbrega (Brasil), Luciano Figueiredo (Brasil), Mauricio Marins (Brasil) Santiago Rojas (Equador), Xavier Zúñiga (Equador) e outros convidados. E a animação continua no DIV.A A FESTA com a apresentação dos DJs Virtais em Animação (DJVA) que irão tocar hits internacionais das pistas mais ultra-sônicas, pop, flamejantes e brilhantes do mundo. A diversão começa às 23h do dia 10 de maio, quinta-feira, na The Week.
Este festival é realizado pra quem adora o cinema internacional de animação e acredita que todas as pessoas, independentemente da orientação sexual ou  identidade de gênero, devam apreciar toda a gama de direitos humanos, sem  exceção.
Para consultar a programação, clique aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...