quarta-feira, 3 de setembro de 2014

É O QUÊ??!! MARVEL pede desculpas pela capa de MANARA???

Marvel pede desculpas pela capa de Spider-Woman #1

Apesar de considerar que não fizeram nada demais, a Casa das Ideias mostra que se não tava atenta a tudo o que vivemos hoje em dia, vai ficar ligadinha a partir de agora

Talvez não seja uma boa ideia você inventar um churrasco e dar a Hannibal Lecter a responsabilidade de levar as carnes. Ou tratar de APNEIA com Freddy Krueger. Querer que a Polícia Militar te proteja. Chamar Milo Manara pra desenhar a capa de uma revista que tem como público alvo as meninas, em 2014, também não. Sabe-se o que o Sr. Lectar vai levar pro churrasco, o que o Freddy vai fazer com seu sono, o que a Polícia vai fazer com a sua integridade física. Sabe-se, portanto, o que o Milo Manara vai fazer ao desenhar uma mulher.

A culpa de toda aquela polêmica de Spider-Woman #1 é da Marvel, e de mais ninguém. Independente da força dos argumentos do Manara (“O que eu queria fazer era uma ragazza que, depois de escalar uma parede de um arranha-céu, está rastejando no telhado”, “Não é minha culpa se as mulheres são assim”, “Os super-heróis são assim: eles estão nus, tudo pintado”), tudo começou quando o pessoal da Casa das Ideias mandou um WHATS pro Manara pedindo que ele desenhasse a tal capa.
E a Marvel deveria saber disso. Deveria entender o mundo em que vivemos, a época em que vivemos. Eu também acho que tá chato, também me irrito com o politicamentecorretismo mas, ao mesmo tempo, acho de MUITO bom tom algumas discussões que tem se tornado cada vez mais frequentes, como a retratação da mulher na cultura pop, e também algumas observações de como os homens se comportam em relação a elas — procurem saber o que tá acontecendo com Zoe Quinn e Anita Sarkeesian, é ASSUSTADOR.
Se eles não sabem, mesmo, ao menos estão aprendendo. Embora tenha insistido que a tal da capa seja uma variante, focada em colecionadores, com a ideia de mostrar a visão de um artista sobre a personagem — algo que a gente sabe e entende, mas continua considerando desnecessário — o editor-chefe da Marvel Comics, Axel Alonso, pediu desculpas em uma entrevista ao Comic Book Resources. “Nós estamos longe de ser perfeitos, mas estamos tentando”, disse. “Tem sido uma prioridade pra mim como editor-chefe fazer nossa linha e nossa equipe mais inclusiva. Nós somos um dos líderes nessa indústria, com cerca de 30% de mulheres no grupo editorial, 20% de títulos estrelada por mulheres e nossa gerente de talentos, Jeanine Schaefer, sempre procura por mais mulheres roteiristas e artistas, todos os meses.”
Essa é a capa OFICIAL de Spider-Woman #1, caso você tenha ficado na curiosidade
Essa é a capa OFICIAL de Spider-Woman #1, caso você tenha ficado na curiosidade
“Nós consideramos que a capa era consistente com a obra de Manara”, afirmou. “Mas claro, algumas pessoas acharam mais PICANTES que outras [dentro da Marvel]. Arte é subjetiva. (…) Enquanto as opiniões sobre a capa variam, nós percebmos que a mensagem que essa capa passou não era a que pretendíamos. E entendemos — e respeitamos — as preocupações daqueles que expressaram uma reação negativa (…) Nós sempre ouvimos o que os fãs tem a dizer, pra que sempre possamos melhorar. Nós queremos que todos leiam Spider-Woman #1. Nós pedimos desculpas — eu peço desculpas — pela mensagem que essa capa variante pode ter causado.”
Pode ser algo corporativo, que só aconteceu por conta do barulho que causou e não por terem, de fato, percebido que cometeram um erro. Aliás, duvido que considerem um erro, já que continuam defendendo a ideia de que é uma capa alternativa, isso e aquilo — e, novamente, entendemos o fato mas, novamente, estamos em um mundo em que essas coisas podem e DEVEM ser evitadas. É fato, porém, que independente das razões, a Marvel não teria se desculpado se não tivesse rolado toda essa ZUADA na semana passada. E isso, pelo jeito, já tá trazendo resultados. Não só pelo pedido de desculpas, mas pela maior atenção e preocupação com o que fizerem daqui pra frente. “Nós faremos outras variantes com o Manara, sim. Ele é um artista renomado no mundo todo, com uma enorme base de fãs, e suas variantes são focadas em pessoas que apreciam sua arte e seu estilo. Mas estamos cientes da sensibilidade de capas assim, e vamos ficar extra-vigilantes ao cuidar do seu conteúdo e como o usamos em nosso marketing”.
Corporativismo ou não, sincero ou não, pedir desculpas e assumir erros é o primeiro passo pra se tornar alguém maior, alguém melhor. Que a Marvel — e a DC, e a Image, enfim — presentem mais atenção no que tá acontecendo no Mundo, pra que isso possa se refletir também nas histórias em quadrinhos.
Afinal de contas, foi assim que chegamos até aqui, não?
A imagem que ilustra esse artigo, lá em cima, é OUTRA capa variante de Spider-Woman #1, criada pela artista / roteirista americana Siya Oum
Cash Money Records/Marvel / Via vox.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...