domingo, 28 de abril de 2013

Conheça atletas que já foram reproduzidos em histórias em quadrinhos


O atacante Neymar, do Santos e a personagem Magali, de Mauricio de Sousa. Vale lembrar que cada um dos quatro personagens principais do desenhista possuem um time do coração. Além da santista no desenho acima, Cascão é corintiano, Cebolinha é palmeirense e Monica é são-paulina.

Com a recente estreia das histórias em quadrinhos do atacante Neymar, do Santos, em conjunto com a empresa do famoso desenhista Mauricio de Sousa, o Virgula Esporte reuniu uma série de outros atletas que também já foram retratados em historinhas infantis.
Com o esporte sempre servindo de exemplo de valores familiares, os quadrinhos costumam dar um ar infantil aos personagens, como o do próprio Neymar, ou de Ronaldinho Gaúcho ou Pelé, ou até mostrar os esportistas como super-heróis, como os olímpicos Giba, do vôlei, e César Cielo, da natação.
Em outro caso interessante, a versão italiana dos quadrinhos de Pato Donald, da Disney, fez um especial em que grandes jogadores aparecem transformados em patos.
Os Super Atletas é uma ideia da agência Effectr Sports, que traz Diego Hypólito (ginástica olímpica), Sandro Dias (skate) Giba (vôlei) e César Cielo (natação) como super-heróis dotados de poderes fantásticos, cada um com sua habilidade. Na série, cada um ganhou um codinome: Diexgon, Sundiax, Gibonx e Sealox, respectivamente 

Giba, ou "Gibonx", o Super Atleta
Tuffon” (Buffon, do Juventus), “Gattoso” (Gattuso, do Milan), “Cannapapero” (Cannavaro, do Real) e “Pony” (Luca Toni) estiveram na versão italiana do gibi do personagem Pato Donald, da Disney
O sueco Zlatan Ibrahimovic também já foi reproduzido nas histórias em quadrinhos do Pato Donald da Itália
Pelezinho, de Mauricio de Sousa
Quadrinho da mesatenista Belissa Lisboa, jovem atleta amapaense campeã das Olimpíadas Escolares de 2010 
Ronaldinho Gaúcho, de Mauricio de Sousa
Ronaldo, de Mauricio de Sousa
Maradoninha, Pelezinho, Ronaldinho e Ronaldo
Neymar, por Mauricio de Sousa
Fonte: André Nespoli - Vírgula
Reconhecemos a baita qualidade da matéria do André, mas como já havíamos divulgado em tempo real outras adaptações de atletas para HQs, nos sentimos na obrigação de contribuirmos na ampliação dessa gaeria."Entônce"... 

No início deste ano o atacante camaronês Samuel Eto'o apresentou durante o Festival Internacional de História em Quadrinhos de Angoulême, na França, o primeiro dos nove volumes de sua biografia contada em quadrinhos.(+ Aqui)
Zé Augusto atacante do Payssandu também foi convertido em super-herói no finalzinho de 2012, dentro de um projeto de marketing do clube paraense. (+ Aqui)

ANDERSON SILVA  e CHAEL SONNEN foram convertidos em super-heróis dentro de uma campanha do UFC(+ Aqui)

Doutorzinho
O saudoso Dr. Socrátes também foi embrado, infeizmente só após seu falecimento. (+Aqui)
O chileno  Alexis Sánchez também teve uma breve aparição em uma HQ de seu conterrâneo ilustre, o Condorito. (+ Aqui)
O nadador Michael Phelps, a ginasta Nastia Liukin e o patinador Apolo Ohno já contracenaram com a LJA, é mole? (+ Aqui)
O meia inglês Gerrard, do Liverpool em 2010 também foi convertido em personagem de HQ. (+Aqui)
Tiger Woods  também se tornou um personagem de história em quadrinhos em 2011.(+Aqui)
hq kaka adidas
ADIDAS já utilizou o KAKÁ em uma campanha pulbicitária. (+ Aqui)
Liu Xiang
A NIKE não deixou barato e converteu o medalhista de ouro em atletismo nas Olimpíadas de Atenas, o chinês, Liu Xiang, em um super atleta. (+aqui)
Danielle Zangrando virou personagem de história em quadrinhos Jogos Abertos do Interior de São Paulo em 2010 (+ AQUI).
A MARVEl/ESPN e a NBA utilizaram os quadrinhos para divugar a temporada de 2010-2011. (+AQUI)
Score the goals: Teaming Up to Achieve the Millennium Development Goals
A ONU fez ago parecido com os craques da bola (Ronaldo, Roberto Baggio, Zinedine Zidane, Michael Ballack, Didier Drogba, Iker Casillas, Luis Figo, Patrick Vieira, Raúl e Emmanuel Adebayor)que foram convocados para participarem de uma campanha educativa em 2011. (+Aqui)
Reprodução/Reprodução
ACB liga espanhola de basquete em 2008 foi uma das pioneiras em promover esse tipo de adaptação de atletas em heróis para atrair atenções para a nova temporada da elite. (+aqui)
Os rivais gaúchos lançaram álbuns contando suas histórias no traço de Ziraldo.(+ Aqui) Outros projetos que articularam esporte-quadrinhos-Zirado foram duas cartilhas produzidas  pelo pai do Menino Maluquinho que contam as histórias dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo da FIFA. (+Aqui).
 . Foto: EFE
título mundial da Espanha em 2010 foi convertia em uma HQ (+ Aqui). Recurso que tornou-se bastante popular, clubes de futebol brasileiros e do exterior  (ver Standard de Liègejá vem há algum tempo reconhecendo o poder da arte sequencial como aliado junto as massas. Os exemplos mais recentes por aqui, além do Payssandu são os projetos do Internacional (RS), do Botafogo (RJ) e dos pioneiros Santos (SP) e Atlético (MG). O São Paulo não ganhou revistinha, mais listou todas as vezes que o cube foi mencionado nessa mídia. Registro de lances e de gols (como o de Cocada do Vasco) já se tornaram habituais dentro do jornalismo em quadrinhos esportivos. O próprio Ministério do Esporte criou uma apostila sobre o Estatuto do Torcedor em quadrinhos. E quem não se lembra dos STRIKAS e dos super-heróis baseados em mascotes de clubes brasileiros(abaixo), ambos, projetos da revista PLACAR.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...