quinta-feira, 18 de abril de 2013

Exposição em São José dos Campos mostra HQs QUE ESTÃO NO GIBI (nossa, que piada fraca!)

De 15 de abril a 30 de maio, quem mora em São José dos Campos, Jacareí e na região do Vale do Paraíba pode curtir a exposição História das Histórias em Quadrinhos montada pelo curador e especialista no assunto, Álvaro de Moya, professor aposentado da USP.

A mostra está no Espaço Cultural Flávio Craveiro (Avenida Lênin, 200). O horário de visita é de segunda a sábado, das 9h às 17h, com entrada franca. A partir de maio, de segunda a sexta até as 22h.

Montada na forma de um imenso gibi, a exposição tem, dentre as celebridades quadrinísticas, Mickey, Batman, Super-Homem, Capitão Marvel, Tarzan, Príncipe Valente, Flash Gordon, Dick Tracy, Terry e os Piratas, Ferdinando (da Família Buscapé), Mandrake e Mafalda.

Segundo o agente cultural do espaço, Paulo César da Silva, “A gente tem uma demanda muito grande na região para este tipo de evento”. O bom de ler nossa coluna é o quanto se aprende. Neste parágrafo, por exemplo, você descobriu que “agente” é uma coisa e “a gente” é outra. Mas voltemos à matéria.

A história contada na exposição começa em 1827, com M. Vieux-Bois, personagem do professor suíço Rudolph Töpffer, da época em que os quadrinhos ainda não tinham balões, apenas imagens com legendas. Em seguida, temos as criações de diversos personagens famosos, na década de 1930, havendo uma interrupção nos anos 1990.

M. Vieux-Bois. Eu também não sei como se pronuncia isso.
Nosso enviado especial de São José dos Campos ainda não foi visitar a mostra, aquele vagabundo. Ele, porém, nos disse que espera encontrar pouquíssimos personagens de quadrinhos europeus, uma vez que o professor Álvaro de Moya sempre teve um posicionamento mais inclinado para os americanos – por mais bizarra que essa frase soe.

Serviço

ESPAÇO CULTURAL FLÁVIO CRAVEIRO
Av. Lênin, 200 - Dom Pedro I – São José dos Campos
Fone:  (12) 3966-1136/3903-2298
Horário:  2ª a sábado das 9h às 17h
A partir de maio, também nos sábados, e  até as 22h 
fcraveiro@fccr.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...