segunda-feira, 8 de abril de 2013

Projeto Encontros apresenta exposições e oficinas de Histórias em Quadrinhos no Metrô

 
Estações Paraíso e Corinthians-Itaquera terão atividades gratuitas no mês de abril
De 3 a 30 de abril, o Projeto Encontros exibe o universo encantado das Histórias em Quadrinhos nas Estações Paraíso e Corinthians-Itaquera do Metrô. A exposição Zum! Por dentro da HQ estará presente nas duas estações simultaneamente e irá mostrar um panorama do que é a HQ, abordando diferentes gêneros e estilos – como charge, tirinha, mangá, graphic novel, entre outros – e importantes expoentes da área. Além da exposição, oficinas para crianças e adultos irão acontecer durante o mês, com entrada gratuita para quem estiver dentro das estações. 
Na estação Paraíso, haverá um divertido fluxograma para ajudar quem nunca leu uma HQ a descobrir qual estilo de quadrinhos iniciar. Perguntas simples e rápidas ajudarão os visitantes a chegar nessa resposta, afinal o universo das HQs é extenso e diverso! Durante os intervalos das atrações do Projeto Encontros, no Espaço de Leitura, estarão disponíveis livros com histórias em quadrinhos para quem quiser fazer uma pausa cultural no meio de seu deslocamento pelo Metrô. Serão 12 títulos disponíveis para leitura, entre eles o clássico “300 de Esparta”, de Frank Miller, e a graphic novel adaptação de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, desenvolvida por Felipe Greco e Mario Cau. 
Em Corinthians-Itaquera, o artista Roberto de Souzza desenvolveu um conteúdo exclusivo onde narra, através de ilustrações, o processo de criação de uma HQ: roteiro, desenho, arte final, cor, edição e impressão, até chegar às mãos dos leitores. Em outra sala, o visitante poderá conferir projeções do programa do jornalista especialista em quadrinhos César Freitas, co-curador da exposição. Serão transmitidos os episódios do HQ & Cia da All TV, com entrevistas dos artistas Adriana Melo (uma das três mulheres no mundo a desenhar para as revistas norte-americanas de super heróis), Ivan Reis (consagrado desenhista no mercado norte-americano, já fez Super Homem e Homem de Aço), Renato Guedes (o atual desenhista do Super Homem), Marcelo Campos (ilustrador, animador etc.) e os integrantes do Mundo Canibal (do site com o mesmo nome).  
Voltada ao público de todas as idades, a exposição revela o processo de criação das HQ’s, desde o esboço até a impressão das revistas prontas para serem lidas. “Nossa intenção é apresentar ao público a diversidade do gênero HQ e quebrar o preconceito de que se trata de uma expressão artística menor ou de uma literatura apenas para crianças. Seja pela linguagem visual das ilustrações, pelos temas abordados ou apenas por curiosidade; esperamos que a exposição abra os olhos dos espectadores para o gênero.”  , afirma o curador Guilherme Yazbek. A mostra conta com trabalhos de importantes artistas brasileiros que publicam suas obras aqui e outros que atuam para grandes editoras norte-americanas – como Rafael Grampá e Adriana Melo, que hoje desenham para gigantes editoras norte-americanas como a DC Comics e a Marvel. 
E para quem deseja aprender mais sobre as técnicas de criação e publicação de uma HQ, pode se programar para uma das oficinas gratuitas com Klebs de Moura e Silva Junior, Roberto de Souzza, Guilherme Raffide, Dave Santana e o Grupo Cia Arte Negus. As oficinas acontecem nas duas estações com sessões às 13h para crianças e adolescente e às 19h para adultos (confira as datas e horários no serviço abaixo).
Completando a agenda do mês, as Estações Paraíso e Artur Alvim recebem a exposição fotográfica Metáforas. A partir da ideia ampliada de metáfora como deslocamento e movimento, o Projeto Encontros idealizou a mostra. Sob o olhar de seis fotógrafos convidados, a exposição apresenta imagens que focam o meio, as razões e os movimentos do ser humano. Entre uma estação e outra, muitos caminhos, muitas metáforas. Confira os trabalhos e a ótica de Andrea Vilas Boas e Felipe Lorca na estação Paraíso e do Coletivo Mona, Ernesto Garrel, Helena Wolfenson e Pedro Andrada na estação Artur Alvim do Metrô.    
SERVIÇOS:
Zum! Por dentro da HQ
Data: 03 a 30 de abril
Local: Estações Paraíso e Corinthians-Itaquera do Metrô
Horário: Funcionamento do Metrô
Entrada: Gratuita 
Oficinas:
Estação Corinthians-Itaquera: 04/04 e 11/04 às 13h 
Estação Paraíso: 02/04 e 09/04 às 13h e 03/04, 09/04, 10/04, 17/04 e 24/04 às 19h.
Metáforas
Data: 03 a 30 de abril
Local: Estações Paraíso e Artur Alvim do Metrô
Horário: Funcionamento do Metrô
Entrada: Gratuita 

PUBLICADO NO SEGS

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...