quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

História em Quadrinhos e Arquitetura

PorHenrique Magalhães - Marca de Fantasia

História em Quadrinhos e Arquitetura
Edgar Franco
Série Quiosque nº 4. 2a. ed.
João Pessoa: Marca de Fantasia, 2012. 90p.
Ebook em pdf. Gratuito, sob demanda.
ISBN 978-85-87018-041-0
Amostra

Um dos livros mais procurados do catálogo da editora Marca de Fantasia é “História em Quadrinhos e Arquitetura”, ensaio do arquiteto e quadrinista Edgar Franco. Há muito esgotado, o livro retorna em versão digital, enriquecido por imagens em cores e pela facilidade de visualização e navegação. Esta edição é um presente do autor e da editora, pois está sendo distribuída gratuitamente; basta que se faça o pedido que o livro será enviado por email.



É muito curiosa a proximidade entre os quadrinhos e a arquitetura. Ambos têm no desenho sua forma de expressão; nos quadrinhos, representando as sequências e rupturas espaciais; na arquitetura, a virtualidade da representação espacial. Contudo, muito acima desses fatores meramente técnicos, o que leva o arquiteto ao encontro do quadrinhista é a possibilidade de criação ilimitada de mundos, universos, contextos sociais, personalidades e personagens que atuarão nesse espaço irreal.
É esta realização sem condicionamento, sem contingências e sem fronteiras que certamente seduz o arquiteto, não sendo raros os casos desses profissionais que se tornam quadrinistas. Imaginamos que mais que esse objetivo prático de realização por meio das imagens desenhadas está o resgate da liberdade infantil, assim como a possibilidade do fazer poético, num mundo cada vez mais instrumental.
Edgar Franco, arquiteto, quadrinhista, professor de Artes Visuais e pesquisador deve enxergar os quadrinhos como o espaço dessas possibilidades por meio de seu universo mítico, poético, surreal e filosófico. Com o livro História em Quadrinhos e Arquitetura Edgar nos mostra com maestria como a interseção dessas duas artes pode ser fecunda.
Num panorama que vai dos primórdios da linguagem ilustrada e sequencial aos quadrinhos contemporâneos, Edgar traça, com inúmeros exemplos, as diversas expressões de quadrinhistas que buscaram na arquitetura o elemento fundamental para a realização de suas narrativas. Por outro lado, nos aponta os arquitetos que ultrapassaram a fronteira do racionalismo para se fazer concretos no mundo dos sonhos. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...