terça-feira, 2 de outubro de 2012

Quadrinhos Fantasia

Por Denilson Reis - Impulso HQ
A editora Marca de Fantasia publica obras fantásticas em suas diversas séries de quadrinhos. Confira abaixo três títulos que merecem ser conhecidos e lidos:
Arroz Integral – Os Maiores Sucessos do Arroz Integral, editado pela Marca de Fantasia, com a supervisão de Wellington Srbek, em 2009, é o sexto volume da coleção Biografix. O objetivo deste álbum foi compilar a obra do cartunista Cleuber Cristiano. Nico, Crof e Berly – os integrantes da banda Arroz Integral, são os protagonistas das tiras e HQs onde a temática é o universo do rock.
Engana-se quem pensa que as histórias são apenas diversão e humor sobre o universo do Rock ‘n’ Roll. Este é só o mote para que Cleber desfile toda uma filosofia de vida, e faça nas entrelinhas, uma crítica à sociedade de consumo. De qualquer forma, se você só quer diversão, não se preocupe, pois vai encontrar.
Macambira e Sua Gente – Henrique Magalhães é um dos mais contundentes pesquisadores do tema Histórias em Quadrinhos, onde se tornou Doutor no assunto. Além disso, é um dos principais editores independentes do país com sua Editora Marca de Fantasia. Mas toda essa trajetória de pesquisa e edição tem uma explicação, Henrique é um quadrinhista.
Segundo Edgard Guimarães, na apresentação do álbum: “os personagens da série são tipos que frequentemente são discriminados pela sociedade, seja pela opção sexual, seja pela opção profissional, seja pela opção religiosa”. As tiras de Magalhães são ótimas, retratando o cotidiano em situações cômicas e críticas. Macambira e Sua Gente é o Volume 15 da Coleção Das Tiras Coração.
Silas Verdugo – O Homem do Patuá – Certas obras são incompreensíveis que fiquem inéditas, outras se fazem necessárias que sejam produzidas. Elmano Silva produziu uma série de HQ’s de Terror com um formato diferente do padrão vampiro/lobisomem e, com isso, conseguiu emplacar alguns personagens que entraram para o rol dos clássicos da HQB, como Silas Verdugo – O Homem do Patuá.
A parceria entre o desenhista Elmano Silva e o editor Henrique Magalhães proporcionou ao público leitor de HQB a tão esperada “origem” do Homem do Patuá. Em 70 páginas de quadrinhos, Elmano conta como Silas Verdugo tornou-se o Homem do Patuá com seu traço característico, cheio de detalhes em cada quadro da HQ, mostrando toda sua qualidade como desenhista. “Silas Verdugo, O Homem do Patuá – Origem” é o terceiro volume da Série Repertório, da editora Marca de Fantasia de 2010.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...