sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sociólogo faz palestra sobre cidades utópicas e distópicas dos quadrinhos

Por Samir Naliato - UHQ

Enio Passiani
Entre os dias 9 e 11 de abril, às 19h30min, o sociólogo Enio Passiani fará palestras sobre As Cidades utópicas e Distópicas das HQs no show-room da ATEC Original Design (Av. Faria Lima, 1.800, 10º andar). A entrada é gratuita. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 0-XX-11-3034-1800.
Nas HQs futuristas, as que se passam em horizontes imaginários ou mesmo nas que pretendem reconstituir facetas da vida cotidiana, a cidade é sempre uma presença forte, por vezes até mesmo personagem da trama. Em certos casos é cenário insubstituível. Metropolis, Gotham City, Sin City e Smallville são nomes de cidades que todos conhecemos, incorporados ao vocabulário dos fãs. Esse será o objeto de análise do sociólogo.
Enio Passiani é doutor em sociologia pela USP, professor universitário na FACAMP e autor do livroNa trilha do Jeca: Monteiro Lobato e a Formação do Campo Literário no Brasil. Ele é também autor de artigos em revistas nacionais e estrangeiras nas áreas de teoria sociológica, sociologia da leitura e da literatura. Atualmente desenvolve pós-doutorado na área de sociologia da comunicação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...