quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

BETROSPECTIVA 2012: os fatos que marcaram o NOSSO ano

LANÇAMENTO E RETORNOS
Inciamos o ano com o lançamento da PONTO ZERO, uma publicação com uma proposta ousada e diferenciada dentro de nossa grade de publicações virtuais: quadrinho adulto e adúltero! Três edições lançadas, um mix de qualidade e a missão cumprida para essa fase de cores quentes que marcaram esse título. Por outro lado o lançamento da TATUÍ de Flavio Calazans, marcou o retorno do selo de tiras AMOSTRA GRÁTIS. Muito bem recebida e elogiada pelos saudosistas e fãs calazinistas, o lançamento ocorreu dentro da programação do Agosto pra Tudo desse ano.
CONVITES
Nossa performance no FIQ nos rendeu vários convites esse ano, tanto no universo dos quadrinhos (GIBICON e HQMIX), como em outras esferas (Bienais de BELO HORIZONTE, AMAZÔNIA e do RIO DE JANEIRO). Frutos do reconhecimento de um trabalho bem feito.
O nosso portal também foi convidado oficialmente a integrar o TOP BLOG 2012. Não foi dessa vez que chegamos ao TOP 100, mas só a indicação pra nós, já é um baita estímulo. No dia em que nos tirarem da categoria DIVERSOS e nos colocarem em ARTE ou CULTURA, podemos almejar um saltinho a frente. Mas por ora, tá bom de mais, sô!
Pelo terceiro ano consecutivo fomos convidados pelo Ferreth a participar do 8º Encontro Anual de Cartunistas do Rio de Janeiro. Ano passado estavámos no FIQ quando o convite veio e nos impossibilitou o envio do material em tempo hábil. Esse ano carimbamos a participação e ficamos na torcida agora para podermos participar de corpo presente da festa em futuras realizações! Encerramos o ano com o convite do Manassés da Comic House para ministrarmos uma palestra na 1ª Convenção Paraibana de Quadrinhos a TOP!TOP!. Show de bola! Além do contato e do retorno do público, rolou o intercâmbio com a tribo tabajara! Gente finíssima! Foi uma experiência muito gratificante.
PALESTRAS
Além da nossa participação na TOP!TOP! Houve o II Encontro de Leitura e o Educarte, ambos em Natal e direcionados ao público docente, um em cada semestre do ano.
AGOSTO PRA TUDO POR AQUI!
Em sua segunda edição o evento se consolidou de forma definitiva no circuito nacional. Esse ano foram mais de 50 artistas em 31 webcomics, uma por dia! Dessa vez não houve nenhum artista com títulos dobrados ou quadruplicados pra preencher a cota! 31 títulos entre lançamentos individuais e coletivos. Outra marca superada foi a de estados representados 13! Com destaque para o PR que não só teve mais colaboradores, como também foi de onde partiu a maior parte das divulgações. Destaque para a cobertura do Farrazine e para a contribuição do Eneas Ribeiro da Gibiteca de Quatro Barras -PR. Valeu galera que marcou presença, prestigiou, divulgou e acompanhou o maior lançamento coletivo do ano! Em 2013, mais reponsa e sucesso em dose tripla, pois aqui na RQ AGOSTO PRA TUDO, mesmo!
DIMINUINDO PARA CRESCER: de República dos Quadrinhos para RQ!
Ultrapassamos a marca de 1 milhão de acessos em nosso aniversário de um ano e estamos bem próximos da marca de 2 milhões ainda em 2012. Em outubro ultrapassamos a marca de mais de 170 mil acessos/mês, algo inimaginável em julho do ano passado. Optamos por diminuir o número de posts e abandonar o rigor da periodicidade diária nos dois últimos meses, e isso obviamente, resultou numa diminuição no fluxo de visitantes/retornantes. Vamos dar uma aliviada para recalibramos as rebinbocas e parafuzetas e criarmos um calendário de produção e de lançamentos para o ano que vem. Vamos dar um tempo, mas em janeiro estaremos de volta e ainda no primeiro trimestre com grandes e definitivas novidades! Obrigados à todos que nos acompanharam nessa jornada insólita que foi cruzar o ano de 2012... novas aventuras nos aguardam em 2013! Espero contar com a vossa companhia.
Um abraço no coração, ótimas festas e um ano abençoado para todos os RQnautas!
Obs: Contiuaremos com postagens diárias até o próximo dia 21, valeu?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...