Por Judão
Em setembro do ano passado a DC promoveu o tão falado reboot. Pronto, a Marvel via a Distinta Concorrência finalmente passá-la, se transformando na líder de vendas e emplacando seus principais gibis no top 10. Demorou um pouco, mas um ano depois a Casa das Ideias iniciou o contra-ataque. Se formos pelos números de novembro, deu certo: a Marvel voltou a dominar com folga o mercado de HQs nos Estados Unidos.
De acordo com a Diamond, que possui o monopólio da distribuição de gibis nos States, a Marvel abocanhou 34,35% da grana dos leitores em novembro. Em relação às unidades, o número é ainda maior: 40,23% dos gibis comprados eram da Casa das Ideias. A DC ficou com 30,04% das doletas e 33,25% das revistas.
Entre os dez gibis mais vendidos do mês, outro domínio da Marvel: OITO são dela. A liderença ficou com All-New X-Men #1, o relaunch dos mutantes por Brian Michael Bendis, seguido por Batman #14, com o grande plano do Coringa para acabar com o Batman. Em terceiro ficou Captain America #1 e em quarto a GRANDE surpresa: Deadpool #1.
O Mercenário Tagarela está com tudo. Rob Liefeld agradece. O outro gibi da DC no top 10 de vendas é Justice League #14, que, na real, é o principal gibi da editora desde o reboot.
Entre os encadernados e graphic novels, nenhuma surpresa. The Walking Dead Volume 17: Something to Fear chutou todas as bundas e dominou o mercado.
A liderença da Marvel já tinha acontecido em outubro, mês que teve o final do crossover Avengers vs. X-Men e o começo do relaunch, o Marvel NOW!, com a publicação de Uncanny Avengers #1. Porém, a diferença foi um pouco menor que agora.
De certa forma, o relaunch da Marvel deixou o mercado de quadrinhos parecido com que era antes de agosto de 2011, ou seja, antes do reboot da DC. A diferença é que, nesse momento, vende-se mais gibis do que antes de todas essas mudanças.
Ok, pelos mesmos dados da Diamond, novembro teve menos gibis vendidos que outubro. No entanto, tal queda é normal. O último mês teve apenas quatro quartas-feiras (dia no qual os gibis são lançados nos EUA), enquanto outubro teve cinco. Isso sempre afeta as vendas. Ainda assim, a diminuição foi apenas de 3,80% nas unidades comercializadas. Por outro lado, novembro de 2012 teve um crescimento de 2,59% em relação ao mesmo mês de 2011 – que também teve cinco semanas.
Dá para dizer que o crescimento nas vendas é hoje algo consolidado. Vamos ver se o futuro dirá o mesmo da retomada da dianteira do mercado pela Marvel.
Vale lembrar que TUDO isso é referente ao mercado físico, aquele das comic shops. As vendas digitais AINDA não entram nesse “jogo de poder”. Por enquanto…
Em setembro do ano passado a DC promoveu o tão falado reboot. Pronto, a Marvel via a Distinta Concorrência finalmente passá-la, se transformando na líder de vendas e emplacando seus principais gibis no top 10. Demorou um pouco, mas um ano depois a Casa das Ideias iniciou o contra-ataque. Se formos pelos números de novembro, deu certo: a Marvel voltou a dominar com folga o mercado de HQs nos Estados Unidos.
De acordo com a Diamond, que possui o monopólio da distribuição de gibis nos States, a Marvel abocanhou 34,35% da grana dos leitores em novembro. Em relação às unidades, o número é ainda maior: 40,23% dos gibis comprados eram da Casa das Ideias. A DC ficou com 30,04% das doletas e 33,25% das revistas.
Entre os dez gibis mais vendidos do mês, outro domínio da Marvel: OITO são dela. A liderença ficou com All-New X-Men #1, o relaunch dos mutantes por Brian Michael Bendis, seguido por Batman #14, com o grande plano do Coringa para acabar com o Batman. Em terceiro ficou Captain America #1 e em quarto a GRANDE surpresa: Deadpool #1.
O Mercenário Tagarela está com tudo. Rob Liefeld agradece. O outro gibi da DC no top 10 de vendas é Justice League #14, que, na real, é o principal gibi da editora desde o reboot.
Entre os encadernados e graphic novels, nenhuma surpresa. The Walking Dead Volume 17: Something to Fear chutou todas as bundas e dominou o mercado.
A liderença da Marvel já tinha acontecido em outubro, mês que teve o final do crossover Avengers vs. X-Men e o começo do relaunch, o Marvel NOW!, com a publicação de Uncanny Avengers #1. Porém, a diferença foi um pouco menor que agora.
De certa forma, o relaunch da Marvel deixou o mercado de quadrinhos parecido com que era antes de agosto de 2011, ou seja, antes do reboot da DC. A diferença é que, nesse momento, vende-se mais gibis do que antes de todas essas mudanças.
Ok, pelos mesmos dados da Diamond, novembro teve menos gibis vendidos que outubro. No entanto, tal queda é normal. O último mês teve apenas quatro quartas-feiras (dia no qual os gibis são lançados nos EUA), enquanto outubro teve cinco. Isso sempre afeta as vendas. Ainda assim, a diminuição foi apenas de 3,80% nas unidades comercializadas. Por outro lado, novembro de 2012 teve um crescimento de 2,59% em relação ao mesmo mês de 2011 – que também teve cinco semanas.
Dá para dizer que o crescimento nas vendas é hoje algo consolidado. Vamos ver se o futuro dirá o mesmo da retomada da dianteira do mercado pela Marvel.
Vale lembrar que TUDO isso é referente ao mercado físico, aquele das comic shops. As vendas digitais AINDA não entram nesse “jogo de poder”. Por enquanto…
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