sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

COMO FOI: O VII Mutação

Por Denilson Reis - IHQ
Oficina de fanzines com Daniel HDR
No dia 3 de novembro a Casa do Pensamento da área infanto-juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre foi palco do “VII Mutação – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop”. A data marcou o “Dia da HQ” na 58ª Feira do Livro e, este ano, a sétima edição do evento Mutação foi coordenado pelo Grupo Quadrante Sul, grupo de fanzineiros e quadrinhistas liderados por Alex Doeppre, Denílson Reis, Jerônimo Souza e Marcelo Tomazi.
O grupo procurou montar um cronograma de atividades que visava a abertura do espaço para os fãs, gerando um evento com um clima “fã para fã”. Eles estavam tanto na plateia como nas mesas de debate criando um ambiente de bate-papo bastante agradável entre plateia e convidados.
O Mutação estendeu-se das 9h às 20h e abriu com o evento temático TelaHQ, com a participação de dois fã-clubes: Supernatural Brasil e Wholockians RS, que apresentaram as séries de TV “Supernatural” e “Dr. Who” e sua transposição para as HQs.

 
Mostra de HQs
Logo em seguida, foi a vez do professor Gelson Weschenfelder que abriu a palestra “Filosofando com os Super-heróis” a partir de seu livro editado pela Editora Mediação.
No horário da tarde, quem primeiro subiu ao palco foi a Liga Comics, grupo de fãs de heróis Marvel/DC Comics, representados por Zé Roberto, Vagner e Gelson. Eles conversaram com o público sobre as novidades do mercado de heróis, as transposições para o cinema e, tiraram dúvidas sobre o Universo Marvel/DC Comics.

Em seguida o tema rumou para o quadrinho europeu e brasileiro com a mesa-redonda “Outros Quadrinhos”, onde os convidados: Law Tissot, Gervásio Santana, Romir Rodrigues, Henry Jaepelt e Fafá Jaepelt – estes dois últimos vindos de Santa Catarina – apresentaram clássicos do quadrinho europeu e resgataram momentos fundamentais de publicação de quadrinho nacional.

 
Bate-papo “Tela HQ”
Obviamente, o evento teve espaço para os grandes nomes do quadrinho gaúcho, que também registraram a sua presença no VII Mutação. Foi o caso dos cartunistas Iotti e Santiago que falaram sobre seus trabalhos e da produção de HQ no Rio Grande do Sul.
Para encerrar o dia dedicado às HQs, o evento encerrou-se com a projeção do documentário “Fanzineiros do Século Passado” de Márcio Sno. Logo após o vídeo, vários fanzineiros, entre eles Anderson Ferreira, Rogério de Souza, Fábio Barbosa, Juliano Machado, e os convidados já citados (Law, Henry e Fafá), além do Grupo Quadrante Sul, deram seus depoimentos e falaram sobre suas trajetórias no mundo dos fanzines, enquanto a galera ia produzindo sua arte e expressões artísticas para o fanzine Mosaico, originado neste evento.

 
Bate-papo “Universo Marvel / DC Comics”
Também tivemos o depoimento de Daniel HDR, “fanzineiro do século passado” e hoje desenhista da Marvel/DC Comics.
O balanço final do Grupo Quadrante Sul foi de satisfação pelo evento realizado com grande sucesso e aceitação do público que se fez presente nas palestras e na Mostra de HQ montada pelo Grupo. Os convidados também mostraram-se muito contentes em serem parte deste processo.
Em breve o blog da Quadrante Sul (quadrantesul.blogspot.com) disponibilizará as fotos, vídeos e o fanzine Mosaico para visualização.
As fotos que ilustram este post são de Emerson Machado e Luis Ventura.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...