domingo, 2 de dezembro de 2012

Oh boy… O Novo Universo, da Marvel, vai voltar!

Por Judão
Essa preocupação com cronologias complicadas e a necessidade de atrair novos leitores não é nova. Ainda nos anos 80, o editor-chefe da Marvel, Jim Shooter, uniu uma equipe de quadrinistas para criar  uma página em branco, algo atrativo para novos leitores e com personagens criados totalmente do zero – deixando de lado qualquer lugar comum ou conhecimento prévio dos fãs. Surgia assim o Novo Universo, que envolvia nomes como Peter David, John Romita Jr. (quando desenhava melhor), John Byrne (quando fazia TUDO melhor), Tom DeFalco, Fabian Nicieza e vários outros. O resultado foi um retumbante fracasso.
Depois a Casa das Ideias percebeu que para atrair o sucesso financeiro que buscava precisava envolver também nomes e personagens já conhecidos do público, mesmo que totalmente diferentes. Esse era o Universo Ultimate, mas deixo essa história para outro momento.
O que importa é que por mais que as vendas não tenham correspondido, o Novo Universo era muito bom e ficou na memória de vários fãs. Por isso, houve tentativas de resgatá-lo (ou de resgatar parte dele) nos anos 90 e 2000. Nada que fosse para revolucionar o mercado, como a tentativa original, mas apenas para aproveitar alguma coisa daquelas boas ideias e deixar os (poucos) fãs contentes.
Eis que agora, em 2013, o Novo Universo irá voltar mais uma vez. Não que a Marvel tenha anunciado oficialmente a informação, mas eis que ainda em junho o roteirista Sam Humphries foi desejar boa sorte ao Jonathan Hickman, que estava deixando Os Supremos (que Humphries agora escreve) e…


“Boa sorte com o reboot do DP7”. D.P.7, Displaced Paranormals 7 – conhecidos no Brasil como P.N.7 – era uma das equipes do Novo Universo. De lá pra cá, ninguém disse mais nada. Teria sido uma brincadeira? O projeto foi pro espaço? Até porque Hickman foi anunciado como artista do novo volume de Avengers, que faz parte do relaunch da editora.
Mais eis que, agora, outra pista surge na capa de Avengers #7, escrita por Hickman:

Reconheceu a imagem? Não? Então veja o teaser do Novo Universo, publicado em 1986.

BINGO!
Ou seja: teremos nas páginas de Avengers o reboot do Novo Universo, com uma nova versão da P.N.7. Resta saber se os personagens ganharão novos títulos dentro de Marvel NOW!, o relaunch da editora, ou só irão fazer participações especiais.
É bom que se diga que a Marvel já tentou fazer isso no passado. A ideia nos anos 90 era introduzir os heróis do Novo Universo no Universo Marvel, mas acabou não indo para frente. Já em 2007, Warren Ellis escreveu a minissérie Newuniversal, que reimaginava os conceitos do Novo Universo. Depois de uma outra minissérie e dois especiais, esse projeto também não foi pra frente, tudo porque Ellis perdeu os arquivos em um “acidente no computador”.
Vamos esperar que, dessa vez, a retomada do Novo Universo dê certo. E que façam backup.
via Bleeding Cool.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...