quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O FIM DO MUNDO ESTÁ PRÓXIMO: Fanzine Subterrâneo chega ao fim

Caraca! Será que os Maias estavam certos, mesmo? Num intervalo de poucos dias vivenciamos o fim do Quarto Mundo e agora também o Subterrâneo encerra suas atividades. Grandes baixas para a HQB! Vai "simbora" logo 2012 e vai sozinho... (BP)
Por IHQ
E parece que a semana está mesmo para anúncios de encerramentos de atividades. Depois do comunicado oficial do Quarto Mundo, outro grupo de produção independente divulga o término de suas atividades, os quadrinhistas do Subterrâneo divulgaram que o fanzine também chegou ao fim.
O grupo Subterrâneo nasceu em julho de 2004, pela vontade de alguns amigos desenhistas que queriam e precisavam mostrar suas criações. A proposta: uma folha de tamanho A4, frente e verso, em preto e branco, com o diferencial das dobras.
Uma característica importante do Subterrâneo são as capas que se completam formando um grande painel. A cada edição um dos participantes era o responsável pela arte, completando elementos das capas anteriores e deixando outros detalhes para quem viria depois.


Foram pouco mais de oito anos de publicação bimestral ininterrupta, acumulando um prêmio de Melhor Fanzine no Troféu HQMIX e três menções honrosas pessoais no Troféu Alfaiataria de Fanzines, ambos de 2007.
O grupo também lançou seis revistas especiais ao longo desses oito anos, quatro Subterrâneo Especial em papel reciclato PB e Subterrâneo Especial 5 com capa colorida e uma história só, além do Subterrâneo coletânea roteiristas convidados contendo cinco histórias lançadas nos fanzines subterrâneos. E teve participação efetiva no coletivo Quarto Mundo.
Além dos integrantes fixos: Luigi Colafigli, Márcio Garcia, Marcos Venceslau, Paulo Mansur e Will, passaram pela publicação, Samuel Bono, Mario C. Silva, Guilherme Raffid, Renoir Santos, KB Leira e mais 35 desenhistas convidados e 5 roteiristas convidados, que ajudaram a construir essa história subterrânea.


O Fanzine Subterrâneo chega a edição de número 49, totalizando 50 fanzines e fechando o grande painel das capas. Fim de uma grande etapa.
De acordo com o comunicado divulgado à imprensa, os projetos para um especial número 50 e um álbum coletânea, estão engavetados no momento, cada um segue seus caminhos pessoais conquistados ao longo destes grandes anos de produção subterrânea.
“Agradecemos a todos os que participaram, colaboraram, acompanharam e curtiram, todos são parte importante desse quebra-cabeças inovador e gostoso de produzir!”, finaliza o texto.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...