segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Novela em quadrinhos celebra a história da gibiteca

Por Agencia Noticia

A Gibiteca, uma das unidades da Fundação Cultural de Curitiba, sedia nesta quinta-feira (13), às 19h, o lançamento e a sessão de autógrafos do livro Gibiteca de Curitiba, escrito pelo arquiteto, colecionador e crítico de história em quadrinhos Key Imaguire Júnior, um dos idealizadores desse espaço que completou 30 anos de existência em outubro passado. A obra, em forma de graphic novel, conta ainda com um DVD, realizado por Nira Oliveira, com apoio de Key,  que documenta a trajetória da primeira biblioteca brasileira especializada em histórias em quadrinhos. 
O livro registra o início dos quadrinhos na cidade, que aconteceu no fim do século 19. Na sequência, aborda publicações curiosas ao longo do século 20, como os álbuns em alemão editados em Curitiba, além de manifestações, exposições e publicações que chegaram à revista Casa de Tolerância, assinada por Key Imaguire e pelo escritor e cineasta Valêncio Xavier, obra que integrou o ciclo das revistas alternativas brasileira

O autor destaca, então, como surgiu a ideia de criar um local de encontro para falar de gibis, um espaço dedicado à arte dos quadrinhos, que embasasse quem quisesse produzi-los e oferecesse aprimoramento ao público leitor. Também enumera as diversas fases da Gibiteca, dos grupos e autores que lá se formaram, festivais e as várias iniciativas que a tornaram conhecida em todo o Brasil, servindo inclusive de modelo para outros endereços semelhantes. Atualmente, entre as atividades da Gibiteca estão exposições, concursos, encontros com profissionais, palestras, eventos de RPG (Role Playing Game), feiras de gibis, cursos, oficinas e workshops.
Grandes nomes da HQ brasileira, como Laerte, Angeli, Glauco, Luiz Gê, Primaggio, Malavoglia amp; Garfunkel, entre outros, já estiveram na Gibiteca trocando informações com a nova geração de cartunistas. Aos poucos, artistas curitibanos também foram despontando no cenário nacional e hoje têm seus desenhos e histórias estampadas em jornais e revistas de todo o Brasil. É o caso de José Aguiar, Romolo DHipóltyto, André Caliman, RHS (Rafael Higino da Silveira) e Simone Hembecker.
A Gibiteca, nascida do projeto embalado por Key Imaguire, ao lado dos também arquitetos Abrão Assad e Domingos Bongestabs, ostenta um acervo de 33 mil títulos e diversas coleções de gibis infantis, super-heróis, humor, terror, cartuns, fanzines, mangás e exemplares estrangeiros que fazem do espaço uma fonte valiosa para pesquisas.
O livro Gibiteca de Curitiba, ricamente ilustrado com documentação pesquisada em arquivos de Curitiba e de outras cidades, completa-se com um documentário de 35 minutos, em DVD, realizado por Nira Oliveira. No curta-metragem estão as entrevistas feitas com pessoas ligadas à história da Gibiteca, como Cortiano, Edson Bueno, Chico da Itiban, Fúlvio Pacheco, Marcia Skiba, Solda, entre outros. Também participam do filme cartunistas de destaque no Paraná, como Bennet e Priscila.
Serviço
Lançamento e sessão de autógrafos do livro Gibiteca de Curitiba, escrito pelo arquiteto, colecionador e crítico de história em quadrinhos Key Imaguire Júnior. Um documentário em DVD acompanha o livro.
Data e horário: dia 13 de dezembro de 2012 (quinta-feira), às 19h.
Local:  Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão Rua Carlos Cavalcanti, 533 Centro).
Entrada franca.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...