sábado, 4 de fevereiro de 2012

Sana Fest atrai multidão jovem

Por Diário do Nordeste (29.01.12)

Clique para Ampliar

O evento deste ano apostou em outras atrações para levar fãs de quadrinhos e séries de ficção científica
Com uma programação mais diversificada do que a dos anos anteriores, foi aberta, na manhã do último dia 29 de janeiro, no Centro de Convenções, a 5ª edição do Sana Fest, um evento dedicado aos fãs da cultura japonesa e gamers. O destaque de 2012 foi o espaço reservado à cultura nerd.

Confira galeria de fotos aqui

"A nossa expectativa, pelo que estamos vendo aqui, é que esta seja a melhor edição do Sana Fest. Começamos em 2001 com 200 pessoas no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor) e, na edição passada, reunimos cerca de 26 mil pessoas", avalia o diretor do evento, Igor Lucena.

Igor aposta num público de 30 mil pessoas nos dois dias de realização (ontem e hoje). Sua estimativa não é exagerada, já que o Sana realizado em julho de 2011 arrastou um público de 50 mil pessoas. Desde cedo, uma multidão de jovens se aglomerava no entorno do Centro de Convenções. "Chequei por volta das 6 horas pois, no ano passado, tive dificuldade para entrar", argumentou o estudante Clairton Lincoln Ferraz, 17 anos.

Assim como Clairton, milhares de adolescentes esperaram pacientemente nas filas até a abertura do evento, às 9 horas. Ao apresentar o ingresso, os jovens passavam por uma revista, já que muitos portavam bolsas ou mochilas. O jovem apaixonado pela cultura japonesa tem entre 13 e 18 anos, é estudante e integra as classes B e C, conforme Igor Lucena. No entanto, ele faz questão de frisar que pessoas de todas as idades podem ser encontradas nas dependências do Centro de Convenções.

A maior novidade do 5º Sana Fest, uma promoção da Fundação Cultural Nipônica Brasileira, é a primeira edição da Fortaleza Comic Con, que acontece no Bloco E. Ontem de manhã, já era grande a participação de fãs de quadrinhos, filmes, séries, ficção científica e temáticas geek em geral. O convidado dessa área foi o desenhista Al Rio, que já passou por todas as grandes editoras de quadrinhos dos Estados Unidos. Também estão sendo promovidos workshops por nomes consagrados no cenário local, como Daniel Brandão, JJ Marreiro e Geraldo Borges.

Ainda dentro da Fortaleza Comic Con, estão ocorrendo exposições, como a do colecionador Sílvio Amarante, que apresenta publicações raras do seu acervo pessoal, como a revista Careta número 573, que circulou no dia 14 de junho de 1919. Outra exposição que chamou a atenção dos presentes foi a do artista plástico Giggio, que também realizou um workshop.

O Sistema Verdes Mares está mais uma vez presente no Sana Fest, por meio dos comunicadores e apresentadores dos programas Arena Hit, Tudo Isso e Garras da Patrulha, que, num estande próprio, agitam a galera, principalmente entre os horários das 15h30 às 17h30.

Quem não compareceu neste sábado, tem a opção hoje, último dia, a partir das 9 horas. Estão previstas diversas atrações, inclusive uma internacional. Trata-se do cantor Eizo Sakamoto, da banda Animetal, que pela primeira vez vem a Fortaleza cantar seus sucessos.

Mudança
"A cada ano que entra, o Sana Fest se aprimora e nos oferece mais opções e entretenimento. Espero que essa onda não passe nunca. Pelo visto, em 2013, o evento não vai mais caber aqui e será transferido para o Centro de Feiras e Eventos que está sendo construído aí ao lado", elogia o professor Leandro Nogueira.

ENQUETE
Organização e muita novidade

"É a segunda vez que venho assistir ao Sena Fest. É um evento bastante interessante, pois temos muitas alternativas para observar. Adquiri a minha fantasia aqui mesmo. Vim com o propósito de curtir tudo"

Larissa Feliciano FrancalossoEstudante

"Desde 2008, frequento o evento. Gosto muito dos seriados japoneses que são apresentados. Neste ano, com a introdução do espaço da Comic Con, acredito que a animação vai superar a dos anos anteriores"
Lídia RayanneEstilista

"Vim para ficar durante dois dias aqui. Só vou em casa para dormir. Não quero perder nenhuma atração. A organização e a segurança são muito boas e representam tranquilidade para quem comparece ao Sana Fest"
César Mota HolandaEstudante

FERNANDO MAIAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...