Por UHQ
No período da Páscoa, há quem reclame da já tradicional prática das fábricas de achocolatados de oferecer brinquedos - e memorabilias em geral - "casados" com guloseimas.
Entidades como o Projeto Criança e Consumo, de São Paulo, têm levantado a bandeira contra várias dessas empresas, até mesmo denunciando-as regularmente ao Procon.
De acordo com a agência de notícias Maxpress, alguns produtos sem brinde chegam a custar 25% menos que aqueles que trazem um brinquedo "de presente". E as fábricas estão comemorando um aumento de 15% na produção de ovos de chocolate, sinal de que a demanda continua crescendo.
Polêmicas consumistas à parte, a Páscoa é a época do ano em que crianças e colecionadores de qualquer idade se deliciam com as ofertas de produtos relacionados aos seus personagens preferidos do mundo do entretenimento. E o melhor: eles vêm acompanhados de apetitosos chocolates - ou seria o contrário?
Este ano pode ser registrado como o melhor dos últimos tempos nos quesitos variedade e qualidade de brindes de ovos de Páscoa. A Abicab - Associação Brasileira da Indústria de Cacau, Amendoim, Balas e Derivados informou que são mais de 90 produtos licenciados.
Segundo a Abral - Associação Brasileira de Licenciamento, isso deverá contribuir para um crescimento de 5% nessa área.
Apesar de alguns itens de sucesso terem voltado com as mesmas embalagens e brindes, a maioria dos lançamentos traz novos personagens e diversos tipos de memorabilias, muitas delas bem caprichadas.
É o caso de Ben 10, da Lacta, com dois modelos de ovos de chocolate, trazendo uma luva com modulador de voz e uma caneca que muda de cor de acordo com a temperatura do líquido colocado dentro dela.
Pela mesma fábrica, o Homem-Aranha chega também com dois modelos: um, destacando o novo filme do personagem, traz uma máscara do herói aracnídeo; outro, alusivo ao desenho animado, vem acompanhado de um jogo composto por luva e uma bolinha com velcro.
A empresa repetiu o chocolate Homem de Ferro 2, que vem com uma caneca, e Shrek, com um arrojado relógio digital, mas atacou com os inéditos Gato de Botas (boneco-chaveiro), A Era do Gelo 4 (boneco-chaveiro do esquilo trapalhão Scrat) e Mutante Rex (boneco com um supercanhão que espirra água).
E como a bola da vez são os Vingadores, aGaroto aposta na equipe de super-heróis da Marvel para estrelar os ovos de Páscoa que vêm com um inusitado bracelete lançador de apetrechos (escudo do Capitão América, martelo do Thor, flecha do Gavião Arqueiro e manopla do Homem de Ferro).
Os Smurfs são outra novidade da Garoto. O ovo de chocolate vem com três opções de bonecos - incluindo Papai Smurf e Smurfete - com cordões para pendurá-los no retrovisor interno do carro ou onde o colecionador desejar.
A fábrica ainda trouxe Smilinguido, com copos de plástico dos personagens evangélicos, e osTransformers, que vêm com as óbvias miniaturas dos carros-robôs (destaque para o carismático Bumblebee).
Os desenhos animados também vieram com tudo, estampando embalagens de chocolates de várias marcas e oferecendo variados brindes.
Da Nestlé, tem Toy Story (bracelete com três sons diferentes), Phineas e Ferb (bonecos) ePequena Sereia (miniatura da princesa Ariel). A Arcor aparece com Enrolados (boneca da Rapunzel sentada em um balanço e que se mexe ao ser tocada por uma varinha), Rapunzel(boneca com os longos cabelos soltos), Madagascar 3 (copo plástico) e Esquadrão de Heróis(bonequinhos estilizados do Homem-Aranha, Wolverine, Thor e outros).
As Lojas Americanas também escolheram os desenhos animados para estrelar sua exclusiva linha de ovos de chocolate temáticos: Pica-Pau, (boneco montado em um veículo movido a fricção), Kug Fu Panda 2 (caneca), Monstros S.A. (bonecos) e Bob Esponja (boneco pula-cueca do personagem-título ou de seu amigo Patrick).
Mas as meninas que gostam de colecionar não foram esquecidas. Elas podem encontrarFadas, com miniaturas da Sininho e de sua turma, e Princesas Disney - trazendo bonecas acondicionadas em uma flor de plástico que se abre e gira quando um botão é apertado na base, além de outro modelo que vem com pingentes metálicos com as roupas de cada personagem -, todas das Lojas Americanas.
A Lacta também lançou linhas femininas. Tem Pucca, acompanhada de uma boneca; Polly, com relógio digital; e Hello Kitty, em três versões de embalagens, respectivamente com caneca, bonequinha-robô e miniatura da gatinha.
Pelo segundo ano consecutivo, a fábrica nordestina de laticínios Valedourado participa do mercado de ovos de Páscoa. Desta vez, investiu na força de X-Men First Class, presenteando os colecionadores com uma caneca esculpida com a efígie do Wolverine.
E o que não falta é inovação nos brindes e nas embalagens.
Piratas do Caribe, da Nestlé, oferece um card com imagens holográficas da série cinematográfica e um código promocional para concorrer a prêmios e participar do jogo Em busca do tesouro, na internet. ETurma da Mônica, da Arcor, tem embalagem no formato do coelho Sansão e guarda uma miniatura da dentuça e dos amigos Cascão, Cebolinha e Magali, à escolha.
Marie (da animação clássica da Disney Aristogatas), Big Time Rush, Alvin e Os Esquilos 3, Barbie,Happy Feet 2, Mickey, Minnie, Pooh, Scooby-Doo, Penélope, Dora a aventureira, Susi, Power Rangers,Carros, Looney Tunes e muitos outros licenciamentos de ovos de Páscoa também estão à disposição do público colecionador, em 2012.
A coleção está garantida, mas a diversão só estará completa quando essas delícias forem devoradas, antes de curtir os tão desejados brindes.
Ou alguém pensa em resistir a tanta gostosura?
Nenhum comentário:
Postar um comentário