sexta-feira, 13 de julho de 2012

Super-Brazucas de Carlos Henry

Por Moacir Torres

O livro “Super-Brazucas – o universo dos super-heróis brasileiros”, de autoria de Carlos Henry, é uma publicação da editora Ag Books e busca mostrar o universo de ontem e hoje do gênero super-herói brasileiro.
A publicação compila as edições 0 e 1 da revista digital “Quadrinhos em Ação”, especializada no seguimento, além de entrevistas e matérias sobre os super-heróis de Gedeone Malagola, Eugenio Colonnese, Emir Ribeiro, Sebastião Seabra, Lacarmélio de Souza (Celton), Gian Danton, Bené Nascimento ( Joe Bennett ) e Danyael Lopes.
“Desde que li pela primeira vez, em 1985, aos 13 anos, uma coletânea do Raio Negro pela Editora Grafipar, fiquei vislumbrado e ao mesmo tempo cheio de perguntas. Afinal, pela primeira vez, lia um super-herói brasileiro, onde se via o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar em HQ do gênero, e não New York, como nas HQs do Homem-Aranha. Também conheci mais tarde outros heróis, como Mylar, Judoka, Fantasticman, etc. Aí sim, pude perceber o que nossos heróis não tinham dos congêneres norte-americanos: O politicamente correto!”, diz Carlos Henry em seu texto de apresentação.
Super Brazucas ainda apresenta resenhas de revistas, opinião entre os desenhistas e escritores, debatendo o gênero, ilustrações e capítulos como:
Guerreiros da Tempestade – Os quadrinhos e a produção do desenho animado; Nova e Velta, de Emir Ribeiro; Capitão 7 e Capitão Estrela – Nos quadrinhos e na TV;

Família Titã,de Gian Danton e Bené Nascimento; Celton – o herói de BH;
Os anti-heróis da editora Júpiter II.

“Esse livro não pretende unicamente ser uma compilação das 2 edições da revista digital Quadrinhos em Ação. Ela também pretende resgatar os nossos heróis, tão esquecidos por sua pátria. O leitor perceberá que, se nos idos dos anos 1960, os super-brazucas eram copiados dos gringos – por imposição do autor – hoje, eles gozam de originalidade e brilho próprio, por conta do talento de nossos artistas. Estes também podem se chamar de “Super-Brazucas”, finaliza o autor.
O livro com 91 páginas e em preto e branco pode ser adquirido em duas versões: impressa e ebook. A publicação pode ser comprada no site Clube dos Autores, clicando aqui.

Super-Brazucas – O Universo dos Super-Heróis Brasileiros
Autor: Carlos Henry - 21 x 29,7 cm - 91 páginas - R$ 42,06 (versão impressa) - R$ 9,65 (versão ebook). Fonte: www.impulsohq.com.br.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...