quinta-feira, 5 de abril de 2012

Do virtual para o real

Por Denilson Reis - Impulso HQ

Não cabe a dúvida que a internet facilita as coisas quando se pensa em publicar quadrinhos, principalmente se for colorido. Mas a galera não quer ficar só no suporte virtual, também parte para compilações no suporte papel. Confiram três publicações que nasceram na web e que ganharam também versões impressas!
1000 Palavras
Já havia lido várias HQ’s mudas, inclusive criado algumas, onde os desenhos falam por si só e o leitor vai escrevendo os diálogos e narrativas em sua mente. Marcelo Saravá fez o processo inverso: criou HQ’s – no caso, no formato tiras – em que só temos os balões de diálogos e caixas de textos em 1000 Palavras – Tiras 100 Desenhos.
Para mim, que pouco acompanho quadrinhos virtuais, e não tinha lido ainda o trabalho do Marcelo, foi uma experiência interessante, pois, a cada quadrinho, ia imaginando os desenhos. Marcelo teve esta ideia para não ficar refém e depender dos desenhistas.
A publicação de 60 páginas coloridas em papel couchê foi editada para comemorar as 1000 tiras que Marcelo postou no blog Sátiras. Mas aqui temos 200 destas tiras. Contatos: marcelosarava@terra.com.br.
Proféticos
Sem dúvida a internet é um veículo que permite a publicação de projetos de histórias em quadrinhos com grande facilidade e pouquíssimo custo. Rafael Marçal no site: www.profeticos.com, vem veiculando seus personagens.
Mas o charme de uma publicação impressa, em que se pode levar na pasta ou mochila de um lado para o outro, tem feito muito material virtual ganhar coletâneas impressas. Este é o caso de Proféticos no Papel, onde Rafael traz seus personagens numa publicação de 20 páginas com uma impressão de alta qualidade e 100% colorida. Acesse o site, mas adquira a publicação!
Ryotiras
Publicado em 2011, o Ryotiras número 03 traz uma coletânea de tiras e quadrinhos de humor do desenhista Ricardo Tokumoto veiculadas entre 2010/2011, no site www.ryotiras.com, em uma edição de 72 páginas, no formato A5.
O trabalho é bem editado, todo em papel couchê entre páginas coloridas e outras em p&b. O traço de Ricardo varia conforme a mensagem que é transmitida na tira ou nas pequenas HQ’s, deixando o trabalho bastante dinâmico. Já o texto é calcado no humor, mas com ideias muitas vezes reflexivas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...