quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Espedito: o verdadeiro workaholic

Por Marca de Fantasia

Espedito: o verdadeiro workaholic
Ricardo Jaime
João Pessoa: Edição do autor. N. 1, dez. 2012. 32p. 21,5x28,3cm. R$20,00.
Escrevi este texto por volta da meia-noite, depois de um longo e cansativo dia de trabalho – e o fiz com muito prazer – atendendo ao convite de um amigo muito especial: o autor deste livro. E por trabalhar cerca de dezoito horas por dia (incluindo finais de semana ensolarados e com cheiro de cerveja e churrasco no ar) com a mesma disposição, que já me disseram que eu sou “meio” workaholic. Sim, meio, porque workaholic por inteiro, só conheço um: Espedito. Esse sim é digno de ostentar o título.
Espedito passa o dia inteiro empilhando papéis no birô, não dá sossego à Dona Rita (a mulher do café), não se levanta da cadeira por nada (e olha que ele faz nada o dia inteiro). Nessas horas, o cafezinho é indispensável. E haja café para tanta disposição de fazer coisa nenhuma. Dona Rita que o diga! Vive correndo contra o tempo: quanto mais o tempo avança, mais ele atrasa.
Na verdade, o trabalho pesado (literalmente) de Espedito sobra para seu “pai”, Ricardo Jaime. Um gordinho de fino traço com um senso crítico de peso! Dono de um estilo de desenho único, pessoal e inconfundível, Ricardo é também portador de um grande senso de humor que só lhe falta quando seu time do coração não vence. E é com o seu melhor humor que ele retrata em tiras o dia-a-dia de Espedito na sua “cansativa” labuta diária em uma repartição que mais parece um ambiente comum ao serviço público no Brasil e que merecia tê-lo como patrono.
Vida longa e produtiva para Espedito. Mas sem muito estresse, para não comprometer a saúde.
William Medeiros
Cartunista, chargista e caricaturista

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...