terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Imprensa alternativa no ABC: a história contada pelos independentes

Por Henrique Magalhães - Marca de Fantasia


Imprensa alternativa no ABC: a história contada pelos independentes Olga Defavari
Santo André, SP: Ed. do autor, 2008. 144p. 14x21cm. R$15,00.
A imprensa alternativa já teve seu período de esplendor e resistência, quando se constituía no espaço relativamente livre para a expressão do pensamento e para a oposição à ditadura militar nas décadas de 1960 a 1980. Com o tempo, a abertura política, o pluripartidarismo, a atomização das forças políticas, esse gênero de imprensa foi sumindo, frente à retomada com força da imprensa “massiva”.
Não apenas as grandes cidades do eixo cultural do país viram surgir jornais, revistas e livros alternativos ou independentes. As cidades periféricas, seja do próprio Sudeste, seja de outras regiões, também tiveram uma boa produção desses impressos, quase sempre bancados pelos próprios autores e editores, com pequena tiragem e produção artesanal.
Para resgatar parte dessa importante e quase esquecida imprensa foi lançado em dezembro de 2008, com o apoio do Fundo de Cultura da Prefeitura de Santo André, estado de São Paulo, o livro Imprensa Alternativa no ABC – a história contada pelos independentes. Como realça Olga Defavari, autora da obra, “nessas publicações estão aspectos curiosos não publicados pelos veículos oficiais”.
Este talvez seja um dos elementos mais relevantes da pesquisa de Olga, o de mostrar a feição regional dessa imprensa, que pelas circunstâncias de sua produção setorizada, e verticalização da indústria cultural, é praticamente desconhecida em outros sítios do país. Olga apresenta jornais, revistas e fanzines produzidos de forma independente e que marcaram a trajetória dessa imprensa na região do ABC paulista.
A obra é o resultado de uma pesquisa no núcleo Memórias do ABC, da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), que visa resgatar aspectos importantes da história local. O livro aborda 25 publicações produzidas nas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul, com a reprodução de fotos, depoimentos e textos retirados dos próprios alternativos.
Entusiasmada com o resultado de seu trabalho, Olga mantém um blog que divulga os lançamentos e eventos de interesse da cultura alternativa, além de edições de fanzines, revistas e jornais que fizeram parte de sua pesquisa, mas que, por uma questão de espaço, não puderam entrar no livro.
Visitem o blog no endereço (http://imprensaalternativanoabc.blogspot.com.br). O livro pode ser adquirido com a autora ou pela Marca de Fantasia (www.marcadefantasia.com) por R$15,00, com postagem inclusa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...